Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 29 de outubro de 2011

    Nem São Dimas segura o Ceará




    Convido o torcedor do Ceará Sporting, que não teve a oportunidade de ver o jogo Ceará 1 x 2 Fluminense, a dar uma olhada com atenção nesse compacto para não sofrer pela ansiedade.

    Antes, durante e depois do jogo, o torcedor não faz outra pergunta: "O Ceará vai cair, ainda tem jeito?". Eu respondo, sempre: "Se vencer, escapa, mas o time não esboça capacidade de reação (...)". Evito ir mais longe, porque não tenho capacidade de adivinhar.

    O óbvio que digo é reforçado, na maioria das vezes, pelos resultados da rodada. Nessa rodada, por exemplo, o Santos goleou o Atlético-PR, por 4 x 1, e o Botafogo ganhou o Cruzeiro, por 1 x o. Somente o Ceará não fez a parte dele. Só falta a rodada do domingo ser favorável ao Ceará também.

    Como posso eu ficar fixado na ideia que a presença "milagrosa" de Dimas Filgueiras vai resolver tudo? A "estrela" de Dimas não conta com um time lúcido, capaz, inteligente, qualificado... O gol de Felipe Azevedo saiu aos 7 minutos, fruto de um erro do zagueiro Márcio Rosário. A zaga do Flu deu mais dois gols e o Ceará não aproveitou. Faltou qualidade.

    Do outro lado, Deco não ia bem, o time andava nervoso e desencontrado. Quando Fred fez o papel de Deco, colocou Rafael Sóbis entre os zagueiros alvinegros. E no que deu? Gol de empate: 1 x 1. Eis a diferença estabelecida entre os dois times.

    No 2º tempo, o que se viu foi Fred meter bola no poste esquerdo de Fernando Henrique, perder boas jogadas de ataque e forçar o goleiro alvinegro a praticar defesa do tipo "pagou ingresso". O Deco também. Enquanto isso, contamos um chute perigoso (raspando o gol) de Eusébio, de fora da área, substituições e mais nada.

    Em relação aos jogos anteriores, o que mudou?

    Mudou a disposição, é verdade. Mas o "milagre" foi só esse? Quem não corria para Mancini e Estevam correu para Dimas! Definitivamente, para não cair, o Ceará precisará produzir mais. O meio campo continuou com a mesma dificuldade de criação e aproximação ao ataque. A bola vai e volta seguidamente.

    Jogando assim, tipo ping-pong, não há defesa que se sustente. O goleiro é o destaque do time quase sempre, mas não será imbatível sempre. Assim foi o jogo desse sábado, como tem sido há algum tempo. Quando o técnico resolve mexer na equipe, nada acontece. Então, está claro que o problema é carência de qualidade técnica no elenco (titulares e reservas).

    Não respondo mais a esta pergunta: "O Ceará vai cair?". O time terá de responder em campo com vitórias, mesmo que tenha de contar com o presença "milagrosa" de Dimas Filgueiras. Caso contrário...

    2 comentários:

    Marques Junior disse...

    Concordo que Dimas pode entender muito de futebol, e ter feito uma grande campanha em 2010, mas não é milagreiro, e com esse time ai, pode vim qualquer tecnico que nao dá jeito, os caras jogam sem compromisso, sem vontade, se esqueceram que um dia eles foram um time, e hoje sao apenas um monte de jogadores perdidos em campo, perdemos o que tinhamso de melhor que era o conjunto..
    é uma pena ver meu ceara nessa situaçao, como torcedor ainda acredito, mas do jeito que a coisa tá, sei nao...

    Eudes Jr /Aldeota disse...

    Gostaria que o futebol Cearense permanecesse alguns anos na A,para que parte da imprensa evoluísse,e os torcedores.Sabia que o jogo seria dificil,mas o flu é infinitamente superior ao CE,e teria condições de vencer,mas a torcida e parte da midia preferiu ignorar isso e se agarrar no santo Dimas,como se ele fizesse milagre.Patetico...