Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    domingo, 20 de março de 2011

    Ceará e Fortaleza caem juntos

    Júlio Araújo, treinador do Guarani de Juazeiro, e Filinto Holanda, treinador do Ferroviário, são os caras da 3ª rodada do 2º turno do Cearense 2011. O Guaraju quebrou a invencibilidade de 17 jogos do Ceará (14 vitórias e 3 empates) na temporada com uma vitória magra: 1 x 0; o Ferroviário ganhou fôlego com a terceira vitória seguida, também magra, 1 x 0 sobre o Fortaleza, e chegou à liderança da competição.
    -
    Do ponto de vista dos adversários, restam as desculpas. O treinador do Ceará, Dimas Filgueiras, não perdeu o jogo porque poupou Boiadeiro, Iarley e Marcelo Nicácio. Dimas perdeu para um time competente tecnica e taticamente. Somente no primeiro tempo, o goleiro Fernando Henrique fez três defesas difíceis.
    -
    Dimas voltou a ser conservador, quando montou o time com três zagueiros, dois volantes, dois meias e um atacante - 3 x 6 x 1. Nenhuma novidade. Talvez, Dimas não imaginasse que o Guaraju fosse capaz de vencer esse congestionamento pelo meio. Na volta para o 2º tempo, Dimas colocou o atacante Washington, mas perdeu Osvaldo por contusão e continuou sem força ofensiva.
    -
    O Netinho acertou um chute de longe, encobrindo Fernando Henrique, aos 17' do 2º tempo, premiando a atuação do Guaraju e quabrando um tabu de 19 anos. Os meias Thiago Humberto e Giovani tiveram estreias discretas e não conseguiram mudar o panorama do jogo.
    -
    Fortaleza 0 x 1 Ferroviário
    -
    Quando o treinador Filinto Holanda aceitou deixar o Horizonte, classificado para a Copa do Brasil, para comandar o Ferroviário, na lanterna do Cearense 2011, muita gente o classificou de maluco. Holanda mostra, agora, que tinha razão. Aceitou o desafio porque sabia do que seria capaz de fazer para salvar o Ferrão e confiou na proposta da diretoria. Promessa feita e cumprida.
    -
    Tenho dito que os reforços trazidos são boas indicações de recuperação do time coral e a reação começou bem antes das mudanças radicais na equipe. Além do mais, nesse clássico, o Fortaleza foi punido pela expulsão do zagueiro Gilmak, aos 20' do 1º tempo. O treinador Flávio Araújo teve de tirar o atacante Tatu para recompor a zaga. Substituição básica e terrrível.
    -
    O gol de Juranilson foi aos 36' do 1º tempo, mas o segundo tempo foi tão bem disputado que os goleiros defenderam dois pênaltis. Primeiro, Ari defendeu pênalti de Guto; depois Fabiano defendeu pênalti de Arlindo Maracanã. De qualquer maneira, o Ferrão quebrou um tabu de 2 anos, um mês e 23 dias. Vencer clássico é bem mais emocionante.
    -
    Como eu esperava esse segundo turno. Só estamos na 3ª rodada, com o G-4 formado por Ferroviário, Guarani de Juazeiro, Fortaleza e Ceará. Na pressão para entrar no grupo, Guarany de Sobral, Icasa, Tiradentes e Horizonte. Ao Ferroviário só resta a alternativa de chegar à final do turno para garantir a vaga da Série D do Brasileirão.

    Nenhum comentário: