Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 29 de agosto de 2012

    Gols de América/MG 1 x 3 Ceará


    Valeu pelo 1º tempo taticamente bem jogado e pela atenção nos minutos finais do jogo. O treinador PC Gusmão voltou a fazer mexidas que não melhoraram a equipe. Leia opinião completa abaixo.

    Após o susto, América/MG 1 x 3 Ceará


    Poderia ter sido mais tranquilo, mas a pressão do América/MG, no 2º tempo, dificultou a vitória alvinegra. Mais uma vez, PC Gusmão montou um esquema tático perfeito, venceu o 1º tempo, por 1 x 0, gol de Mota, aos 18 minutos, e quase perdeu o jogo depois que mexeu no time no 2º tempo. Assim como no jogo passado, Bruninho saiu e a pressão dos adversários aumentou. Felizmente, a vitória saiu nos dois minutos finais do jogo.

    Depois de um 1º tempo equilibrado, o América voltou para o 2º tempo mais agressivo, a partir de duas alterações e mudança de esquema tático. O treinador Milagres tirou o zagueiro Vinícius Simon e colocou o atacante Jr. Timbó, tirou o meia Thiago Humberto e colocou o meia atacante Tiaguinho. Saiu do 3x5x2 para o 4x4x2. O resultado foi uma equipe na frente buscando o gol de empate incessantemente.

    Aos 16 minutos, PC Gusmão tirou Bruninho e colocou Magno Cruz. Trocou um meia por outro. A diferença é que Bruninho estava bem taticamente, ajudando na marcação e segurando a bola. Com a saída dele, o América alugou o campo de defesa do Ceará até fazer o gol de empate, aos 34 minutos, numa jogada em que Adeílson passou entre dois zagueiros para chutar no canto esquerdo de Fernando Henrique.

    O sufoco seguiu até o final. Todos temíamos pela derrota até que a volúpia dos americanos terminou ajudando ao Ceará. Foram dois minutos apenas. Aos 45 minutos, Apodi sofreu falta. A bola foi lançada na área e Neneca errou. O zagueiro Thiego aproveitou a sobra da bola para desempatar com a cabeça: 2 x 1. Aos 47 minutos, Eusébio puxou o contra-ataque e deu uma bola de bandeja para Magno Cruz ampliar: 3 x 1.

    Tudo bem. Mais três pontos conquistados de forma arrojada, mas assustou. Depois de corrigido o passe, a saída de bola, o tempo de bola dominada, agora é hora de acertar o detalhe das mexidas na segunda etapa do jogo. Daqui em diante será assim: mudanças por cartão, por contusão e por cansaço. As mudanças são previstas, os equívocos é que não podem ser repetidos.

    América/MG 1 x 3 Ceará, no Estádio Independência, com renda de R$ 14.970,00 para um público de 758 pagantes. Bruninho e Mota foram os melhores do Ceará. Adeílson foi o melhor do América mineiro. O Ceará manteve-se na 10ª posição da Série B, com 30 pontos, e volta a jogar na sexta-feira, no Estádio Presidente Vargas, contra o Guaratinguetá/SP.    

    segunda-feira, 27 de agosto de 2012

    Fortaleza montou elenco para subir


    - O Fortaleza tem time para subir?

    Essa é a pergunta que os torcedores do Leão do Pici mais repetem em todos os lugares. Francamente, não gosto de arriscar esses prognósticos por vários motivos. Vou citar apenas dois: não sei fazer cálculos matemáticos com a propriedade de alguns sites nem costumo dar opinião pelo coração. Assim, recorrendo à razão, é preciso ter algumas certezas.

    No início do Brasileirão da Série C eu tinha muitas dúvidas. O time não engrenou sob o comando de Nedo Xavier, entre outros motivos, porque vários jogadores titulares se machucaram e o treinador relutou, relutou e não mexeu no time que não vinha jogando bem. Nedo é treinador que morre abraçado com os "amigos".

    Com a chegada do treinador José Luiz Mauro, o Vica, tudo mudou da água para o vinho. Antes mesmo de receber de volta do Departamento Médico os jogadores machucados, Vica teve a ousadia de mexer no time e avisou aos jogadores que "time que ganha se mexe", contrariando o velho jargão do futebol "time que ganha não se mexe".

    Os resultados foram imediatos. O grupo ganhou motivação, a torcida recuperou a autoestima e os números começaram a conspirar a favor do acesso do Fortaleza à Série B. Ninguém pode ir de encontro aos números. Em sete jogos sob o comando de Vica foram seis vitórias e um empate contra um empate e uma derrota sob o comando de Nedo Xavier.

    Verdade que ainda faltam muitos jogos pela frente, mas a realidade do Leão do Pici é outra, bastante diferente. O time está acertado e o treinador tem elenco. Faz tempo o Fortaleza não tinha time e reservas, tipo: Lopes/Fábio Lima/João Carlos (o melhor reserva), Rafinha/Thiago Granja/Micão/Cléber Carioca/ Gilmak/Fabrício/Ciro Sena (o melhor reserva), Guto/Kauê/Marinho Donizete.

    Meio time de bons volantes, sem titularidade certa: Esley/Careca/Leandro/Jefferson/Marielson (o melhor), Geraldo/Jackson/Edinho/Doda, atacantes como Jailson/Waldison/Assisinho/Cléo/Ray/Romarinho/Vinícius. Se faltou alguém não vai fazer diferença. Quando você vê um time bem azeitado em campo e um banco de reservas competente, sente firmeza na aposta.

    É esse sentimento que tenho. Não é prognóstico matemático nem palpite do coração. Mesmo faltando muito para terminar a competição, arrisco dizer que o Fortaleza e o Luverdense/MT estão garantindo duas vagas. Santa Cruz/PE, Salgueiro/PE, Paysandu/PA e Águia/PA vão brigar pelas outras duas vagas. Infelizmente, sobre o Icasa ainda não digo o mesmo, porque o time está em baixa. Precisa melhorar muito!

    Até breve quando poderemos fazer uma análise comparativa.   
        

    sábado, 25 de agosto de 2012

    Vitória retoma a liderança com erros do Ceará


    O Ceará apresentou um bom esquema tático no primeiro tempo. Abriu o placar, aos 11 minutos, com um gol de Mota cobrando pênalti sofrido por ele mesmo. O Vitória empatou, aos 38 minutos, com um gol de William. O rubro-negro só melhorou depois do gol de empate. Até ali, o Ceará anulou os dois laterais adversários - a melhor jogada deles - e foi melhor em campo.

    No intervalo, o volante João Marcos pediu para sair. O jogador estava ameaçado de não jogar por causa de uma indisposição viral, reagiu ao tratamento, entrou em campo, mas não suportou. Até aí, tudo bem. O que não entendi foi a saída do meia Bruninho para a entrada do atacante Robert. Com as duas alterações, o Ceará perdeu o poder de marcação.

    Os dois laterais do Vitória ganharam dois corredores para jogar. O meia Pedro Ken passou a ter espaço para jogar e o meia Willie encostou nos atacantes. O Vitória desempatou logo, aos 7 minutos do 2º tempo, com gol de Elton. Treze minutos depois, Pedro Ken fez 3 x 1. A partir daí, o rubro-negro administrou o placar. O Ceará ganhou volume de jogo, mas insistiu no balãozinho na área. Não deu em nada.

    PC Gusmão lamentou a saída de João Marcos, mas evitou falar sobre a saída de Bruninho, que fazia uma função tática importante, impedindo os avanços do lateral esquerdo Gilson. Eu comentei antes do jogo: "Tem jogador que a torcida não vê jogar, mas o time sente a presença dele". Esse pensamento tentava explicar a permanência de Bruninho no time, mesmo sem um futebol encantador. 

    Aliás, Mota disse aos repórteres no vestiário que reconhecia a qualidade do Vitória. Futebol é composto por tudo isso: jogadas bonitas, qualidade, eficiência, disposição física e acertos no trato com a bola. Não basta ter um futebol bonitinho ou encantador. Pra mim, o resultado foi normal. Agora, o time deve voltar a jogar bem e o treinador deve errar menos para vencer o América, nessa terça-feira, em Belo Horizonte/MG.

    Ceará 1 x 3 Vitória, no PV, com renda de R$ 316.934,00 para um público pagante de 15.011 e mais 935 caronas. A impressão é que tinha mais gente no estádio. Juca e Paulo Sérgio receberam o 3º cartão amarelo e não jogam contra o América mineiro.  

    domingo, 19 de agosto de 2012

    Ceará faz a trinca contra o Bragantino


    O Ceará voltou a jogar bem e venceu o Bragantino, por 3 x 1, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista/SP (a 3ª vitória consecutiva), e melhorou o posicionamento na classificação. Fechou a 18ª rodada na 10ª colocação, com 27 pontos. Vai enfrentar o Vitória, sexta-feira, no PV, em clima de tranquilidade.

    Luisão, cuja presença em lugar de Thiego causou uma certa preocupação, cumpriu bem a função, inclusive, fazendo o gol do desempate, ainda no 1º tempo. O atacante Itamar não jogou bem, mas a volta de Mota, deu um certo equilíbrio. Poderia ter sido melhor.

    Dessa vez foi diferente. Um cochilo dos zagueiros e do goleiro Fernando Henrique resultou no gol do Bragantino, aos 7 minutos, através Rafael Caldeira. Heleno fez o gol do empate, com ajuda do próprio Caldeira. Robert fez o 3º gol, após uma boa jogada individual, já no finalzinho do jogo.

    Confiram!     

    quarta-feira, 15 de agosto de 2012

    O primeiro título ninguém esquece


              Ficha técnica da decisão da Copa do Mundo de 1958

    BRASIL 5 x 2 SUÉCIA
    29 de junho de 1958
    Local: Estádio Rasunda, em Estocolmo. 
    Público: 49.737 pessoas
    Árbitro: Maurice Guigue
    Gols: Nils Liedholm 3', Vavá 9' e 32', Pelé 55' e 90', Zagalo 73' e Agne Simonsson 80'.
    Brasil: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo.
    Técnico: Vicente Feola.
    Suécia: Karl Svensson, Orvar Bergmark, Bengt Gustavsson e Sven Axbom; Rejno Borjesson e Sigvard Parling; Kurt Hamrim, Gunnar Gren, Agne Simonsson, Nils Liedholm e Lennart Skoglund.
    Técnicos: George Raynor.

    O estádio Rasunda será demolido ao final da temporada e sucumbirá com seus 75 anos de história. Mais fantástica ainda é a história de Robert Limpar, um sueco de 50 anos, que há duas décadas tem as chaves do estádio e guarda pedaços dessa rica história. Curioso saber, por exemplo, que Limpar guardou meiões sujos e rasgados do ex-atacante sueco Tomas Brolin, que sofreu graves lesões jogando no Rasunda.
    Vale a pena conferir: 

    terça-feira, 14 de agosto de 2012

    Itamar emplaca dois gols e Ceará vence o CRB alagoano


    Dois gols de Itamar (3' e 22' do 1º tempo) deram a vitória ao Ceará, no estádio Rei Pelé, nessa 17ª rodada da Série B do Brasileirão 2012. O CRB/AL, que vinha tendo um bom rendimento em casa, jogou um futebol abaixo da crítica e só ameaçou o alvinegro nos últimos 15 minutos do jogo. Foi a 2ª vitória consecutiva com melhora no desempenho técnico e tático da equipe.

    Ainda não é o ideal, mas houve progresso, sim. Juca e Bruninho aumentaram o poder de controle do jogo pelo meio campo. Até mesmo a presença de Luiz Henrique, 19 anos, no ataque, em lugar de Mota, foi positiva. Ainda que improvisado, o garoto se mexeu bem, marcou a saída de bola, encarou o desleal zagueiro Rogélio e tentou finalizar quando teve oportunidade.

    Ninguém sentiu falta de Rogerinho nem de Mota. Itamar mostrou oportunismo e eficiência dentro da área. Aproveitou cruzamento de Márcio Careca no 1º gol e um passe em diagonal de Paulo Sérgio no 2º gol. Eram  os quesitos que não funcionavam no Ceará. Com pouca melhora, o resultado prático veio com as duas vitórias seguidas. Simples assim!

    O CRB dependeu do veterano meia Geovani o jogo inteiro. No 1º tempo, cobrou falta, articulou as jogadas, chutou ao gol, fez de tudo. Com menos fôlego no 2º tempo já não produziu tanto, mas ainda criou problemas à defensiva do Ceará. Nos últimos 15 minutos, o CRB cresceu, mas o desgaste físico também atrapalhou.

    O CRB jogou com Cristiano, Diego Aragão, Rogélio, Tiago Gomes e Jadilson; Roberto Lopes (Mineiro), Gleidson, Luciano (Luis Paulo) e Geovani; Thiago Bezerra (Paulo Victor) e Aloísio Chulapa. O Ceará jogou com Fernando Henrique, Paulo Sérgio, Thiego, Daniel Marques e Márcio Careca; Heleno, Juca, João Marcos e Bruninho (Eusébio); Luiz Henrique (Robert) e Itamar (Misael).

    O goiano André Luis de Freitas Castro apitou bem, com assistências de Marrubson Melo Freitas (DF) e Adilson Marcelo Lopes Leal (BA).    

    domingo, 12 de agosto de 2012

    Fortaleza quebra invencibilidade do Santa Cruz

    Lopes teve atuação destacada  


    O Fortaleza venceu o Santa Cruz/PE, no PV, por 2 x 0, na 7ª rodada da Série C do Brasileirão 2012, somou 14 pontos e encostou no líder Luverdense/MT, que tem 15 pontos. Para o técnico Vica foi uma vitória de convencimento. E foi, principalmente pelo 2º tempo.

    A proposta do Santa Cruz foi clara. Ficava atrás, compacto, saindo rápido para explorar os erros do Fortaleza. O atacante Dênis Marques teve duas oportunidades (16’ e 21’), mas não conseguiu finalizar bem, o que permitiu ao Fortaleza seguir jogando com mais tranquilidade.

    Vica colocou em campo um time leve, flutuando pelo meio, com Elton e Marielson ao lado de Esley (na contensão) e Geraldo (na armação). Apesar de ter ficado mais tempo com a bola, foram poucos os chutes a gol. Foram exatamente dois chutes feitos por Elton e Waldison, sem perigo.

    Na intervalo, o técnico Zé Teodoro voltou com o Santa Cruz mais fechado. Tirou o lateral esquerdo Tiago Costa e colocou o zagueiro Everton Sena, puxando Renatinho do meio para a lateral esquerda, desfazendo o esquema que lhe garantiu o empate do 1º tempo.

    Melhor para o Fortaleza, que voltou mais agudo. Uma bola rebatida dentro da área e o lateral Rafinha chutou forte para abrir o placar, aos 13 minutos: 1 x 0. Treze minutos depois, outra bola rebatida na área, Waldison penetrou e chutou forte no canto direito de Fred: 2 x 0.

    Zé Teodoro tentou corrigir o Santa, mas não conseguiu. Mesmo antes do 2º gol, tirou o volante Chicão e o meia Sandro Manoel e colocou os meias Luciano Henrique e Fávio. Aos 30 minutos, Micão derrubou Flávio dentro da área. Dênis Marques cobrou o pênalti e o goleiro Lopes defendeu.

    Vica reforçou a marcação com as entradas de Leandro no lugar de Marielson e Fabrício no lugar de Elton. Na frente, Assisinho deu lugar a Jailson. Imaginei que o jogo fosse terminar de forma dramática, com pressão do Santa Cruz, mas não foi assim. Me enganei. Ainda bem.

    Sem reação do Santa Cruz, o Fortaleza venceu o jogo sem problemas. O Santa perdeu a invencibilidade de 6 jogos (4 empates e 2 vitórias). O Fortaleza, com Vica, empatou um jogo e chegou à 4ª vitória. A campanha do Vica é melhor que a campanha do Zé Teodoro. Esse dado já explica a superioridade tricolor.

    Fortaleza 2 x 0 Santa Cruz, no PV, com renda de R$ 414.570,00 – público pagante de 18.123. Esley recebeu o 3º cartão amarelo e desfalca o Fortaleza, domingo, em Juazeiro do Norte, contra o Icasa.

    quarta-feira, 1 de agosto de 2012

    Adilson foi vítima de falha ou fatalidade?



    O gol sofrido por Adilson no empate de 1 x 1, contra o Boa Esporte, no Estádio Presidente Vargas, pela 14ª rodada do Brasileirão 2012, continua gerando polêmica. Claro que Adilson falhou, mas não falhou sozinho. O desvio da bola na cabeça de João Marcos e a indecisão de Mota na descida da bola foram ações decisivas para a falha do goleiro. O que dizer?

    Está aí nova oportunidade para quem ainda não viu o lance. Pena que as imagens não mostram os três lances decisivos do ataque do Boa, quando Adilson atuou de forma espetacular, impedindo os gols que complicariam ainda mais a vida do Ceará. Não é defesa. É que vida de goleiro é isso aí. A diferença está entre fatalidade e falha individual.

    Aproveita e comemora o golaço de Itamar, embora tenha contado com uma ajuda da zagueirada do Boa, bastante comemorado pela torcida alvinegra.