Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 27 de agosto de 2012

    Fortaleza montou elenco para subir


    - O Fortaleza tem time para subir?

    Essa é a pergunta que os torcedores do Leão do Pici mais repetem em todos os lugares. Francamente, não gosto de arriscar esses prognósticos por vários motivos. Vou citar apenas dois: não sei fazer cálculos matemáticos com a propriedade de alguns sites nem costumo dar opinião pelo coração. Assim, recorrendo à razão, é preciso ter algumas certezas.

    No início do Brasileirão da Série C eu tinha muitas dúvidas. O time não engrenou sob o comando de Nedo Xavier, entre outros motivos, porque vários jogadores titulares se machucaram e o treinador relutou, relutou e não mexeu no time que não vinha jogando bem. Nedo é treinador que morre abraçado com os "amigos".

    Com a chegada do treinador José Luiz Mauro, o Vica, tudo mudou da água para o vinho. Antes mesmo de receber de volta do Departamento Médico os jogadores machucados, Vica teve a ousadia de mexer no time e avisou aos jogadores que "time que ganha se mexe", contrariando o velho jargão do futebol "time que ganha não se mexe".

    Os resultados foram imediatos. O grupo ganhou motivação, a torcida recuperou a autoestima e os números começaram a conspirar a favor do acesso do Fortaleza à Série B. Ninguém pode ir de encontro aos números. Em sete jogos sob o comando de Vica foram seis vitórias e um empate contra um empate e uma derrota sob o comando de Nedo Xavier.

    Verdade que ainda faltam muitos jogos pela frente, mas a realidade do Leão do Pici é outra, bastante diferente. O time está acertado e o treinador tem elenco. Faz tempo o Fortaleza não tinha time e reservas, tipo: Lopes/Fábio Lima/João Carlos (o melhor reserva), Rafinha/Thiago Granja/Micão/Cléber Carioca/ Gilmak/Fabrício/Ciro Sena (o melhor reserva), Guto/Kauê/Marinho Donizete.

    Meio time de bons volantes, sem titularidade certa: Esley/Careca/Leandro/Jefferson/Marielson (o melhor), Geraldo/Jackson/Edinho/Doda, atacantes como Jailson/Waldison/Assisinho/Cléo/Ray/Romarinho/Vinícius. Se faltou alguém não vai fazer diferença. Quando você vê um time bem azeitado em campo e um banco de reservas competente, sente firmeza na aposta.

    É esse sentimento que tenho. Não é prognóstico matemático nem palpite do coração. Mesmo faltando muito para terminar a competição, arrisco dizer que o Fortaleza e o Luverdense/MT estão garantindo duas vagas. Santa Cruz/PE, Salgueiro/PE, Paysandu/PA e Águia/PA vão brigar pelas outras duas vagas. Infelizmente, sobre o Icasa ainda não digo o mesmo, porque o time está em baixa. Precisa melhorar muito!

    Até breve quando poderemos fazer uma análise comparativa.   
        

    Nenhum comentário: