Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 7 de setembro de 2011

    Ceará não freia o Botafogo e sai goleado

    Capitão Fabrício reclamou, fez falta dura e  foi expulso de campo

    O Ceará não suportou a volúpia do Botafogo/RJ e foi goleado, por 4 x 0, sem contestações. Completo até os 43' do primeiro tempo, quando o zagueiro Fabrício foi expulso, perdeu por 1 x 0. Com dez jogadores no segundo tempo, o alvinegro foi apático, com a única alternativa do contra-ataque, sofreu três gols e não conseguiu reagir.

    Com a derrota, o Ceará caiu duas posições na tabela antes mesmo do fim da rodada. O Botafogo ficou a um ponto do líder São Paulo, também momentaneamente. Os jogadores do Botafogo valorizaram o jogo com o foco na liderança e gastaram todas as energias que tinham.

    Não há receita pronta. O Botafogo joga um futebol simples e competitivo. Muita velocidade, deslocamentos constantes e bom aproveitamento nas finalizações. Os meias Maicosuel e Elkeson jogam como verdadeiros atacantes. Herrera e Loco Abreu têm a única preocupação com a área e quando a bola chega eles estão lá, prontos para finalizar.

    Além de toda pressão exercida pela torcida do Botafogo (36 mil pagantes), o Ceará ainda sofreu um gol aos 5' do primeiro tempo. Cometendo falta ou não, o atacante Herrera estava lá na área para receber o cruzamento de Elkeson. Depois desse momento, o Ceará ainda conseguiu equilibrar o jogo, mas o adversário foi sempre superior tecnicamente.

    Na volta para o segundo tempo, sem o zagueiro Fabrício (expulso), o Botafogo teve mais espaço para jogar e fez prevalecer a superioridade numérica. O técnico Caio Júnior ainda deu um "empurrão" no time com a troca do lateral esquerdo Márcio Azevedo por Éverton, que passou a jogar do meio para a frente.

    Depois do segundo gol de Herrera, aos 12' do segundo tempo, o time alvinegro foi perdendo força e poder de marcação. O gol de Loco Abreu, aos 27', foi um exemplo disso. Elkeson disparou pela direita, tocou para Maicosuel, que não chutou para o gol, deu a bola voltando para Loco Abreu com total visão do gol.

    No último gol, aos 37', a bola foi cruzada da esquerda e o pequeno Cidinho cabeceou entre os zagueiros. Enquanto isso, o time do Ceará não esboçou reação nem mesmo quando esteve completo. Foram poucos lances de área, ameaçando o gol de Jefferson, em jogadas isoladas de Washington, João Marcos e Osvaldo. 

    Francamente, o Botafogo foi muito superior ao Ceará. Jogou um futebol atropelador em busca da liderança. O Ceará teve deficiências diversas, sim. Deficiências à parte, o placar correspondeu à superioridade técnica do time da estrela solitária. A derrota não pode ser atribuída a esse ou aquele. Não há como omitir essa verdade.    

    Ficha técnica de Botafogo 4 x 0 Ceará, às 16h, no Estádio João Havelange (Engenhão), Rio de Janeiro, pelo Brasileirão, no dia 7 de setembro de 2011.

    Botafogo: Jefferson, Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Éverton); Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson (Alex); Herrera (Cidinho) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.

    Ceará: Diego, Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Vicente; Heleno, Eusébio, João Marcos (Kléber) e Thiago Humberto (Felipe Azevedo); Osvaldo e Washington (Edmilson). Técnico: Vágner Mancini.

    Gols: Herrera, aos 5’ do 1º tempo; Herrera, aos 12’; Loco Abreu, aos 27’; Cidinho, aos 37’ do 2º tempo.  

    Cartões amarelos: Herrera e Elkeson (Botafogo); Heleno, Fabrício, Erivélton e Edmilson (Ceará).

    Cartão vermelho: Fabrício (Ceará).

    Renda: R$ 760.960,00 para um público pagante de 36.995.

    Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR), auxiliado por Gilson Bento Coutinho (PR) e José Amilton Pontarolo (PR).  

    Nenhum comentário: