Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 10 de maio de 2010

    PAULISTAS x A MINORIA

    A primeira rodada do Brasileirão 2010 dispara a roleta da corrida ao título e reforça a tese que o futebol paulista é a locomotiva da competição, o futebol carioca segue em baixa, o Avaí dá sinais que amadureceu, os mineiros mantêm a tradição e o restante vai brigar pelas melhores posições na tabela. Os gaúchos são um caso à parte, têm tradição e força para crescer na competição.

    Dos seis paulistas, três venceram (Palmeiras, Corinthians e Guarani), dois empataram (Santos e São Paulo) e apenas um perdeu - exatamente o Grêmio Prudente que foi goleado pelo Avaí, por 6 x 1. O time catarinense não se fez de rogado e garantiu a liderança por saldo de gols. O mesmo não fez o Ceará Sporting (estreante), que poderia ter vencido o Fluminense com placar elástico, diante da fragilidade do adversário. Jogou retraído e venceu pelo magro 1 x 0.

    Dos quatro cariocas, dois perderam (Fluminense e Vasco) e dois empataram (Flamengo e Botafogo). Os quatro ficaram abaixo da linha dos paulistas na classificação. O Ceará largou na 5ª posição e perdeu uma grande oportunidade de ficar melhor posicionado. Bastava ter feito mais um gol e estaria na 2ª posição, acima de Atlético mineiro e Corinthians. O Cruzeiro teria ficado fora do G-4.

    'A competição está apenas começando', dizem os que gostam de colocar 'panos-quentes' nas críticas. Acontece que a falta de um gol aqui, outro ali, um empate aqui, uma derrota acolá resultam nas intermináveis contas de final de temporada. Quem começa ganhando e bem, fortalece a autoestima, evita pressão da torcida e acumula 'gordura' para queimar na reta final.

    Avaí e Ceará começam a enfrentar, nas próximas rodadas, a pressão dos paulistas por essas posições. Não será um 'ataque' de brincadeira. Os cariocas e os gaúchos vão entrar no bolo. As chances matemáticas, pelo número de participantes, apontam que os goianos (Atlético e Goiás), o cearense (Ceará), o baiano (Vitória), o paranaense (Atlético) e o catarinense (Avaí) terão que pontuar bem para garantir presença dessas regiões nas primeiras colocações.

    Por tudo isso, não dá para respeitar tanto qualquer time que não esteja bem inspirado nesse ou naquele jogo. As regiões citadas representam a minoria (são apenas seis dos vinte integrantes da Série A). Paulistas e cariocas formam o bloco da maioria com dez integrantes. O outro bloco da minoria (dois mineiros e dois gaúchos) tem tradição e vai buscar as melhores posições - mais cedo ou mais tarde.

    CEARÁ CONTRATA HOMEM-GOL

    Os dirigentes do Ceará Sporting deram sinal que não estão satisfeitos com o desempenho dos atacantes que têm. Logo depois da magra vitória sobre o Fluminense, anunciaram a contratação do experiente atacante Washington (foto), 31 anos, que estava no Atlético goianiense.

    Formado nas categorias de base do Corinthians, Washington acumula passagens por grandes clubes do futebol brasileiro como Palmeiras, Sport, Portuguesa e Vasco da Gama, além de saídas para o Japão, Turquia e Grécia. Em 2006, Washington foi artilheiro da Libertadores pelo Palmeiras.

    Que o experiente Washington não repita a frustrada passagem do também experiente Aloisio, ex-São Paulo, por aqui. Aloisio chegou a estrear com a camisa alvinegra. Não foi bem. No dia seguinte, rescindiu o contrato e viajou dizendo que estava disposto a encerrar a carreira por causa de problemas pessoais. Mudou de ideia e está fazendo gols no Brasiliense.

    Nenhum comentário: