Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sexta-feira, 7 de maio de 2010

    AMISTOSO 'ARRUMA AS MALAS'

    O amistoso internacional (Ceará 1 x 1 PSV Eindhoven) poderia ter sido bem melhor. Com a perda do título para o arquirrival, a torcida do Vovô também perdeu o entusiasmo, o jogo ficou sem o charme da entrega de faixas e veio o desinteresse. O PSV, por sua vez, trouxe um time reserva e não cumpriu a promessa de contar com as participações de Vampeta e Romário - seus ex-jogadores.

    Mesmo assim, 4.938 apaixonados (tarados) alvinegros pagaram ingresso para ver o amistoso, no estádio Castelão, proporcionando uma renda de R$ 78.614,00. O Ceará ficaria com 60% da renda líquida e teria participação no faturamento com a exposição de imagem. Enfim, se houve prejuízo foi para os promotores.

    Domingo, o PSV joga contra o Vitória, no estádio Barradão, em Salvador, na festa de faixas pela conquista do tetra do Baianão. Também uma festa para o Dia das Mães rubro-negras. As notícias dão conta que a venda de ingresso antecipada é boa - por motivos óbvios. Na Bahia, pelo menos Vampeta deve aparecer. Estará em casa - começou a carreira no Vitória.

    JOGO-TREINO PARA TESTES

    O treinador do Ceará, PC Gusmão, não escondeu de ninguém que iria utilizar o jogo amistoso para observar alguns jogadores. E avisou: "Sirvam-se bem!". Na verdade, somente três jogadores (Pablo, Bóvio e Júnior Cearense) apareceram como novidades. E aprovaram. Os demais não têm mais o que acrescentar.

    O amistoso também serviu para sabermos que PC Gusmão tirou o volante Heleno do time por retaliação. O jogador não teria 'colaborado' com um pedido de troca de posicionamento. O Ceará perdeu nos dois jogos decisivos com a ausência de Heleno. PC Gusmão não vai explicar essa história, mas deve entender que o 'castigo' acabou. Heleno deu show de bola no jogo-treino, mesmo atuando de zagueiro.

    O meia Clodoaldo é um caso à parte. Sem velocidade, caminhando em campo, ganha aplausos até quando erra um passe. O jogo caminhava para o final, o zagueiro Vukovic atingiu o baixinho por trás e foi expulso pelo árbitro Mauro Bastos. Clodoaldo deixou o campo na maca. Nenhuma novidade na reestreia dele.

    O jovem zagueiro Pablo (divisão de base) fez o gol do Ceará (de cabeça), aos 6' do primeiro tempo, após uma cobrança de escanteio. O Ceará seguiu melhor no primeiro tempo. Welington Amorim meteu uma bola na trave e Eslei perdeu duas boas oportunidades de ampliar o placar. As alterações nos dois times melhoraram o jogo no segundo tempo. O meia Kromkamp entrou e empatou, aos 36', com um chute rasteiro da entrada da área.

    Se o jogo amistoso serviu mesmo para fazer testes, se o Ceará quer qualificar melhor o time para as disputas paralelas do Brasileirão e da Copa do Nordeste, PC Gusmão tem motivos de sobra para promover muitas mudanças no elenco. E deve ter cuidado com as trocas. O lateral Marcos Pimentel e o atacante Schwenck, por exemplo, estão vindo da reserva do Vitória. Serão titulares aqui?

    Achar que um time da 'laranja' para a Copa do Nordeste é suficiente, pode resultar em vexames, como naquele ano em que o alvinegro perdeu, na mesma noite, para o Fluminense de Feira/Bahia (lá) e para o Boa Viagem (aqui). Achar que pode administrar uma primeira divisão, para não ser rebaixado, com um time mediano, é um grande engano. Aviso dado!

    Nenhum comentário: