Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

    VEJA VÍDEO DO TÍTULO DE 1958

    Quando a seleção brasileira conquistou o primeiro título mundial, na Copa da Suécia, naquele dia 29 de junho de 1958, dia de São Pedro para nós brasileiros, eu tinha apenas sete meses de idade. Até agora, ouvia, lia, via fotos e assistia aos raros e curtos vídeos disponíveis na internet. Pesquisando sobre a História das Copas, encontrei um material rico, uma relíquia, impagável, disponível na rede para os saudosistas ou para os incrédulos.
    -
    É verdade que o "futebol era jogado com cadência", como um jovem torcedor fez questões de ressaltar ao ver trecho do vídeo, mas a velocidade do futebol contemporâneo não compensa a falta de qualidade da maioria dos jogos realizados. O torcedor pagava ingresso com a certeza que iria ver um espetáculo chamado futebol.
    -
    A seleção de 1958 serviu como bálsamo para a autoestima do povo brasileiro. A derrota de 1950 para o Uruguai, por 2 x 1, em pleno Maracanã, foi apagada da memória nacional pelo futebol clássico e competitivo de Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando, Nilton Santos, Zito, Didi, Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo.
    -
    Assista aos 90 minutos da decisão Suécia 2 x 5 Brasil, no estádio Rasunda, em Estocolmo, naquele dia frio e chuvoso. Clique no link a seguir: http://www.interney.net/blogs/hedonismos/2008/06/29/assista_a_final_da_copa_de_1958/ Lá dentro, clique em cima da frase grifada "90 minutos da partida final da copa, contra a Suécia", logo no primeiro parágrafo e boa viagem pelo mundo mágico da bola.
    -
    Vale a pena!

    Nenhum comentário: