Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 17 de setembro de 2012

    Fortaleza dá virada no Papão


    Mais do que nunca, o treinador Vica entrou no jogo, nesse domingo, no estádio Presidente Vargas, e foi decisivo para a virada do Fortaleza sobre o Paysandu (3 x 1), pelo Brasileirão 2012 da Série C. O Papão venceu o 1º tempo, por 1 x 0, gol de Yago Pikachu, aos 13 minutos, com um 3 x 5 x 2 sólido - uma linha de cinco que funcionou como uma muralha.

    Vica entrou no jogo no vestiário, quando decidiu trocar o meia Geraldo pelo meia Doda e o atacante Ray pelo também atacante Cléo. Foi seis por meia dúzia, é verdade. Mas a movimentação dos que entraram foi absurdamente superior aos que saíram. Eis a fundamental diferença.

    Somente aos 32 minutos, depois do placar sacramentado (3 x 1), foi que Vica resolveu dar uma segurada e trocou o atacante Assisinho pelo volante Careca. No vestiário, portanto, Vica reposicionou a equipe, fez mudanças fundamentais e deu um gás e tanto aos 11 jogadores.

    Quem observou bem o 2º tempo, percebeu que o meia Jackson cresceu com as entradas de Doda e Cléo por motivo óbvio: a marcação do Fortaleza foi adiantada, começando lá na defesa do Papão; os meias e os atacantes passaram a jogar como um rolo compressor. 

    O resultado foi uma sequência de finalizações e os três gols saíram em oito minutos: Assisinho, aos 22'; Guto, aos 25'; Assisinho, aos 30'. Foi um 2º tempo que valeu pelos 90 minutos. A solidez tática do Paysandu foi desmantelada pela velocidade e eficiência de quatro jogadores: Jackson, Doda, Assisinho e Cléo.

    Foi um bom teste para desmistificar a ideia de que o time não tem alternativa de jogo para sair das possíveis dificuldades que vai encontrar com equipes mais qualificadas na próxima etapa. É claro que essa fase ainda não terminou, mas é difícil pensar que Luverdense/MT e Fortaleza irão deixar escapar as vagas que estão segurando até aqui.   

    Nenhum comentário: