Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 16 de abril de 2012

    Queda do Ferroviário parece mentira

    Valdemar Caracas é fundador e símbolo coral

    Na última vez que entrevistei o eterno presidente do Ferroviário Atlético Clube, Valdemar Cabral Caracas, 104 anos, a primeira coisa que ele me disse foi o seguinte: "Se você veio aqui pra falar de futebol pode voltar. Não quero me preocupar com isso". Desconversei, falei sobre a vida dele, mas era inevitável falar sobre futebol. Imagino o quanto Caracas estava triste com o futebol. E agora, com a queda do Ferroviário para a 2ª Divisão, o que pensar da reação dele?

    Não é preciso ficar diante daquele torcedor, pai, avô, filho, neto, bisneto... Isso mesmo, Valdemar Caracas vivenciou todas as gerações da família coral, testemunhou dificuldades diversas, mas não acreditava que um dia ouviria falar de rebaixamento. Foi a pior das maldadas perpetradas contra o Ferrão ao longo dos 79 anos de existência.

    Precisaríamos de tempo e espaço para comentar a história de um clube com quase oito décadas. Não vamos fazer isso agora. Nesse instante, o sentimento é de alguém que sente a dor de pessoas queridas. Muitos amigos estão sentindo a queda do Ferrão, perplexos porque duvidavam disso. Talvez, sentidos porque nada fizeram para evitar isso.

    Há quem defenda que foi melhor assim. Com o rebaixamento, a oportunidade de ressurgir das cinzas. A realidade é diferente da filosofia. O Ferroviário vinha caindo, em queda livre, desde que passou a euforia da conquista do último título, em 1995. A inveja, a vaidade, a disputa entre alas de conselheiros, os conflitos internos, a desorganização administrativa, entre outros fatores, derrubaram o clube.

    Seria preciso estabelecer uma nova ordem pra fazer valer a filosofia do começar de novo. Quem vai comandar essa nova ordem no Ferroviário? O Começar de novo não deve ser com os mesmos erros e vícios, alimentados pelas mesmas pessoas que desconstruíram o que encontraram no clube até o último título.

    A ameaça, agora, é darem fim à Vila Elzir Cabral. Eu e o futebol cearense desconhecemos a atual situação da Vila. Já li e ouvi notícias, tratando de dívidas astronômicas que só seriam saldadas com a entrega de todo o patrimônio, que, por sua vez, estaria protegido por instrumentos legais. Mentira ou não, melhor assim. Por último, tenho ouvido notícias sobre possível venda da Vila. Será mesmo?

    Em meio ao bombardeio sofrido pelo torcedor coral, nas últimas horas, a diretoria anunciou no site do clube (www.ferrão.com.br) que vai mover uma ação de protesto contra o Crateús por utilização de jogadores irregulares. Será mesmo? Prefiro aguardar, esperando que não seja mais uma mentira entre tantas desse Cearense 2012.

    Até o rebaixamento do Ferroviário, para seus mais ilustres torcedores, parece uma mentira!            

    Nenhum comentário: