Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    domingo, 29 de abril de 2012

    Ceará x Fortaleza: deu a lógica na final



    A definição dos finalistas do Cearense 2012 saiu com mais naturalidade do que se imaginava. O Horizonte foi goleado, por 4 x 1, pelo Fortaleza, no primeiro jogo e perdeu o segundo, por 1 x 0. O Tiradentes fez o inverso: perdeu o primeiro para o Ceará, por 2 x 0, e foi goleado no segundo jogo, por 4 x 0. Mais uma final carimbada: Ceará x Fortaleza, com vantagem alvinegra.

    A discussão que segue, agora, é quem tem o time melhor, quem chega mais inteiro à final, quem será o campeão? Perguntinha chata, difícil de responder. Independente da velha e surrada frase: "Clássico é clássico e ninguém é favorito". O Ceará conta com uma boa vantagem, mas não pode cochilar.

    O Ceará chegou a ficar 11 pontos atrás do Fortaleza, mas corrigiu a equipe, voltou a vencer, ultrapassou o rival e chega à final com a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Mais que isso, o Ceará chega à final com o elenco inteiro e motivado.

    O Fortaleza também não tem do se queixar. Chega à final completo. Os jogadores que os dois times perderam pelo caminho já não fazem falta. O Ceará ficou sem João Marcos e Juca, machucados. O Fortaleza ficou sem Rai, também por contusão. Enquanto isso, os dois treinadores encontraram a recomposição de suas equipes com naturalidade.

    O time alvinegro é mais maduro, mais acostumado a decisão e chega à final motivado pela vantagem. O tricolor tem um  time menos habituado a decisão, mais jovem e também chega à final motivado. Por isso tudo, tenho certeza que será uma decisão bem disputada, diferente dessas semifinais.

    A vantagem alvinegra deve ser considerada, sim. Acontece que uma vantagem torna-se perigosa quando é usada como estratégia. Não acredito que a comissão técnica do Ceará utilize esse expediente. A vantagem deve ser usada como reserva para o último caso.

    Aos tricolores caberá a missão de ter toda cautela necessária para não permitir aumento da vantagem alvinegra. Ao mesmo tempo deverá trabalhar forte para estabelecer a sua vantagem. Isso significa dizer que o Fortaleza deverá ter cuidado para não levar gols e competência para vencer (e bem) pelo menos um jogo. 

    Penso que a decisão será mais emocionante que todo o campeonato.        

    Nenhum comentário: