Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quinta-feira, 12 de abril de 2012

    Ceará, Sport, Bahia, Vitória e árbitro capixaba melam...

    Árbitro capixaba Marcos da Penha  foi  sampaulino

    Foi uma noite pra ver "urso de gola", uma expressão utilizada para expressar vexames, muito mais que alegrias para alguns de nós nordestinos. Pior que isso foi ver que o nível da arbitragem nacional sofre de crises espasmódicas de acordo com a importância dessa ou daquela equipe. O São Paulo não precisava de ajuda do árbitro capixaba, Marcos André da Penha, que prejudicou o time do Bahia de Feira/BA durante os 90 minutos do jogo.

    O São Paulo venceu, por 5 x 2, num jogo com três gols de pênalti e eliminou o Tremendão. Até aí, tudo normal. Foram sete gols e a equipe melhor qualificada tecnicamente venceu. O que não agrada é ver o árbitro marcar um pênalti, aos 10 minutos, quando o atacante Luis Fabiano salta antes do choque com o goleiro que já está caído. O encontro entre os dois era inevitável pelo traçado da jogada, mas não houve choque.

    Além de marcar o pênalti "cavado", o capixaba expulsou o goleiro Dionantan (como manda a regra), reduzindo o Bahia de Feira numericamente. O técnico Arnaldo Lira foi forçado a tirar o experiente Jackson para colocar o goleiro Felipe. Todo o time foi obrigado a correr mais. E contra quem! 

    Não é correto dizer que o resultado do jogo seria outro caso a marcação não tivesse ocorrido. Mas é correto dizer que o método de arbitrar foi passional. Ao longo do jogo, atacante João Neto agarrado dentro da área não foi pênalti. Zé Roberto derrubado ao lado da área não foi falta. Sem citar lances menos discutíveis. Assim, a democracia da Copa do Brasil vai terminar sempre quando um time grande enfrentar um time pequeno.

    SURPRESAS

    O Ceará Sporting foi surpreendido pelo jovem time do Paraná Clube. Começou à frente do placar, cochilou, sofreu um gol bobo e teve de correr atrás do empate: 2 x 2. O calouro técnico Ricardinho colocou em campo um time formado na Base do clube. Dos 19 jogadores que vieram ao estádio Presidente Vargas, nove saíram da Base e honraram a camisa. O Ceará está obrigado a empatar sem gols ou vencer em Curitiba se quiser seguir na competição. 

    As surpresas não pararam por aí. O Sport de Recife foi desclassificado em casa pelo Paysandu ao sofrer uma goleada de 4 x 1. O Bahia perdeu para o Remo, em Belém, por 2 x 1. Começou perdendo, empatou, mas não segurou o placar. Tricolor ter de ganhar em Pituaçu para seguir na Copa. ABC 1 x 1 Vitória, em Natal, obriga o rubro-negro baiano a vencer dentro de casa. O Chapecoense/SC, em casa, deu calor no Cruzeiro e quase não cedeu o empate: 1 x 1. O time mineiro decide em casa sem grande vantagem.

    COPA DO NORDESTE

    O diretor técnico da CBF, Virgílio Elízio da Costa Neto, estava em Feira de Santana/BA, no estádio Jóia da Princesa, e viu de perto a goleada do São Paulo. Ao falar com a imprensa local, Virgílio Elízio confirmou que a Copa do Nordeste será realizada com 16 equipes, de janeiro a meados de março de 2013, com provável início no dia 13.

    Virgílio elogiou o público presente ao Jóia da Princesa nessa época de magras arrecadações pelo Brasil a fora. Bahia de Feira 2 x 5 São Paulo teve renda de R$ 650.040,00 - público pagante de 15.834. No PV, Ceará 2 x 2 Paraná Clube (sem o mesmo apelo) teve renda de R$ 145.124,00 - público pagante de 11.952 (destacando o ingresso de sócio torcedor).

    A noite não poderia ser encerrada com uma das pérolas do comentarista Neto, da TV Bandeirantes. Ao criticar o gramado do estádio Jóia da Princesa, deu a classificação de "pasto". Talvez, Neto tenha sentido saudades dos tempos em que se servia dos "pastos" pelo interior de São Paulo. O piso do campo não está bem conservado, é verdade, mas o gramado não chega a ser um pasto. Aliás, nem choveu por lá.          

    Nenhum comentário: