Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 7 de junho de 2010

    CEARÁ E SUA FERRADURA III

    A campanha do Ceará Sporting no Brasileirão 2010 continua sendo motivo de comentários e gracejos por parte daqueles que não levam a crônica esportiva a sério. O time alvinegro chega à sétima rodada, invicto, com cinco vitórias (uma fora de casa) e dois empates (fora de casa) e a turma que brinca de ser cronista continua desdenhando em vez de pesquisar o "fenômeno" do Nordeste.
    -
    Outros destilam o ódio como se o time alvinegro estivesse espalhando um vírus letal. Somente os que estão entre esses dois extremos demonstram equilíbrio nas análises. Qualquer pessoa de bom senso sabe que o sucesso do Ceará é resultado do trabalho sério, árduo, rigoroso, aplicado que está sendo feito por jogadores e comissão técnica.
    -
    Volto a reforçar que não há mistério, não há genialidade, não há invenção alguma. O treinador PC Gusmão estabeleceu um sistema tático e conta com jogadores certos para o trabalho. Na sétima rodada, jogadores como Fabrício, Anderson, Michel e Misael (foto) podem ser apontados como operários da bola alvinegra. O meia Geraldo ainda não responde, positivamente, mas tem seu valor no contexto tático, que chamo de "ferradura".
    -
    Até quando a invencibilidade será sustentada? Ninguém sabe. Tenho dito que, provavelmente, até quando os adversários continuarem desdenhando. Futebol é simples assim. Um dia a derrota vai acontecer, inevitavelmente. E a "armadilha" tática precisará ser alterada caso o time não consiga mais vencer. Essas nuances são o tempero do futebol.
    -
    Quem nunca ouviu falar ou até viu um time ser campeão, invicto, em condições adversas? É possível, sim. Mas ninguém está cobrando que o Ceará seja campeão. Como é natural que o time que começa uma competição em alta possa ter oscilações em determinados momentos. Enfim, até parece que estamos discutindo o Império Bizantino.

    2 comentários:

    Renato Wanderley disse...

    Concordo com vc meu caro Lacerda. Lamentavelmente existem pessoas que ficam projetando derrotas para o Ceará. Acho que o alvinegro cearense está de parabéns pela campanha no Campeonato Brasileiro, fato que enobrece o nosso futebol. Gosto de ouvir comentários sérios e sensatos que vc sabe fazer muito bem, com bastante propriedade, responsabilidade e, acima de tudo, muita lealdade.

    Renato Wanderley disse...

    Sou o Renato Wanderley, aquele amigo do Andrade Lima, se lembra? Excelente o seu comentário. Tb tenho um blog. Se vc puder divulgar à noite na Globo ficarei muito grato: www.renatocearense.blogspot.com