Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 27 de fevereiro de 2010

    E O PREÇO DO NORDESTÃO?

    Eduardo Serrano da Rocha, torcedor do América de Natal/RN, está dando as cartas nas negociações para a volta das disputas da Copa do Nordeste. Rocha é o presidente da Liga dos Clubes de Futebol do Nordeste e, embora não diga tudo, demonstra otimismo nas entrevistas concedidas aos companheiros da crônica norteriograndense, defendendo os 16 clubes da Liga e a negociação com a CBF.

    Nessa quinta-feira, em Aracaju, estiveram reunidos os representantes das federações de futebol dos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará. O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, estava na reunião. Também não deixou escapar nenhuma informação. Em outros tempos, a farra atrapalhava as reuniões. Agora, não sei.

    O que se sabe é que a Liga negocia, com a CBF, a retirada da reclamação na Justiça, gerada com a suspensão da competição, em 2003, quando o Esporte Clube Vitória sagrou-se campeão. A querela jurídica estaria rendendo uma indenização de R$ 25 milhões, mas os clubes receberiam bem menos em troca de três edições da competição com a organização e despesas pagas pela CBF.

    Eduardo Rocha não esconde que os clubes do Maranhão (Sampaio Correa e Moto Clube) e do Piauí (River e Flamengo) querem participar do Nordestão, mas seria inviável pelo aspécto jurídico. Eles não estavam no Nordestão quando a ação foi gerada. Rocha admite, no entanto, que depois da terceira edição será natural o acesso e descenso.

    Outra saída seria a reedição da Copa do Norte, como já ocorrera, com as equipes do Maranhão, Acre, Amazonas e Pará. Uma coisa é certa: a Copa do Nordeste está de volta, provavelmente no segundo semestre de 2011, com as mesmas 16 equipes que disputaram a última edição. Só não entendo porque tanto mistério, principalmente quando eles têm de explicar sobre o acordo judicial com a CBF.

    Seguramente não será um negócio ruim (para alguns) ou não estariam tão calados. O maior problema parece estar sendo o calendário já estrangulado. Não há dúvida que a CBF criará todas as facilidades, a partir do momento em que o processo contra ela for retirado. Há dúvida quanto ao futuro da competição e à real compensação para os clubes que, na época, resolveram encarar a prepotência da Confederação.

    A volta do Nordestão, de qualquer forma, é uma vitória da Liga. O ex-dirigente Paulo Carneiro, muito criticado pelo temperamento explosivo, pulou o muro e está cronista esportivo por algum tempo, mas deixou esse legado para o futebol do Nordeste. Ele foi o maior defendor da Liga, da Copa do Nordeste e da independência dos clubes. Justiça seja feita!

    Um comentário:

    Unknown disse...

    A volta do Nordestão seria um boa para os times que não disputam os
    Caro Jota Lacerda,
    A volta do Nordestão seria uma boa para os clubes que não diputariam os campeonatos Brasileiros da séries A e B. O calendário é que é o problema para Clubes como Ceará, fortalez, Vitoria, Bahia, Sport, Nautico. Espero que o Nordestão não seja mais um daqueles campeonatos que todo clube quer participar, mas, quanto está nela, prefere utilizar o time reserva nas disputas, mais ou menos como na Sulamericana, todos brigam pra ir e quando estão nela dizem que a competição é deficitária e que atuará com o time reserva.