Fortaleza 4 x 4 Guarany de Sobral, na final do 1º turno do Cearense 2010, levou a decisão para a cobrança de pênaltis, quando o tricolor venceu por 5 x 4. /// O Guarany foi derrotado com o mesmo veneno que eliminou o Horizonte, semana passada, em Sobral. O treinador Neto Maradona trilhou um caminho inverso. Começou o jogo com Clodoaldo e manteve Mazinho Lima no banco de reservas. Venceu o primeiro tempo por 2 x 0. No segundo tempo, chegou a vencer o jogo, por 4 x 1, com direito a ensaiar olé. /// A reação do Fortaleza começou, aos 33 minutos, com o gol de Guto. Foram mais três gols em sete minutos.O Guarany festejou muito cedo. E no futebol não há vitória antecipada, nem garantia de coisa alguma. /// É só observar que Rinaldo fez os dois gols "salvadores", mas desperdiçou a cobrança do pênalti. Carlos converteu o quinto pênalti que desclassificou o Horizonte, mas desperdiçou o pênalti que eliminaria o Fortaleza. Valdir Papel fez um gol "espírita" e desperdiçou duas outras oportunidades de ouro. O Guarany perdeu o título do 1º turno em 17 minutos. A esnobação não cabe no futebol.
Siga-me no TWITTER
domingo, 28 de fevereiro de 2010
SERÁ MENTIRA OU SERÁ VERDADE?
No momento em que o mundo só fala em ecologia, desde o ar que respiramos aos minerais que consumimos ou destruimos, eis que uma cabeça bem futurista cria essa obra de arte, um filme que nos remete a um mundo que jamais imaginamos conhecer. /// Será mesmo que a insensatez do homem (todos nós, é claro) vai nos levar a algum embaraço parecido com a ideia do cineasta? /// O pior é que temos consciência do estrago que estamos fazendo no planeta terra, mas não será fácil mudar a roda dessa realidade, até porque a vida segue alopradamente rápido. /// Enquanto não descobrimos (obviamente) como evitar a destruição, vamos refletir com o robô! /// Parece mesmo que estamos cada vez mais próximo da ficção.
sábado, 27 de fevereiro de 2010
BRASIL: Grande Ilha das Flores
Encontro um blog chamado T.E.I.A - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental. Nesse espaço virtual, professores de todas as disciplinas são inspirados a trabalhar a educação ambiental, em sala de aula, dentro do conteúdo de sua disciplina! /// Entre tantos textos e vídeos interessantes está este vídeo, produzido no Brasil, sim. Não foi produzido em países mais pobres que o nosso. /// Aceitei a provocação dos professores. Aceite a provocação, também. Somente a consciência coletiva nos levará a uma correta indignação. /// Visite o TEIA: http://teiaonline.blogspot.com .
E O PREÇO DO NORDESTÃO?

Eduardo Serrano da Rocha, torcedor do América de Natal/RN, está dando as cartas nas negociações para a volta das disputas da Copa do Nordeste. Rocha é o presidente da Liga dos Clubes de Futebol do Nordeste e, embora não diga tudo, demonstra otimismo nas entrevistas concedidas aos companheiros da crônica norteriograndense, defendendo os 16 clubes da Liga e a negociação com a CBF.
Nessa quinta-feira, em Aracaju, estiveram reunidos os representantes das federações de futebol dos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará. O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, estava na reunião. Também não deixou escapar nenhuma informação. Em outros tempos, a farra atrapalhava as reuniões. Agora, não sei.
O que se sabe é que a Liga negocia, com a CBF, a retirada da reclamação na Justiça, gerada com a suspensão da competição, em 2003, quando o Esporte Clube Vitória sagrou-se campeão. A querela jurídica estaria rendendo uma indenização de R$ 25 milhões, mas os clubes receberiam bem menos em troca de três edições da competição com a organização e despesas pagas pela CBF.
Eduardo Rocha não esconde que os clubes do Maranhão (Sampaio Correa e Moto Clube) e do Piauí (River e Flamengo) querem participar do Nordestão, mas seria inviável pelo aspécto jurídico. Eles não estavam no Nordestão quando a ação foi gerada. Rocha admite, no entanto, que depois da terceira edição será natural o acesso e descenso.
Outra saída seria a reedição da Copa do Norte, como já ocorrera, com as equipes do Maranhão, Acre, Amazonas e Pará. Uma coisa é certa: a Copa do Nordeste está de volta, provavelmente no segundo semestre de 2011, com as mesmas 16 equipes que disputaram a última edição. Só não entendo porque tanto mistério, principalmente quando eles têm de explicar sobre o acordo judicial com a CBF.
Seguramente não será um negócio ruim (para alguns) ou não estariam tão calados. O maior problema parece estar sendo o calendário já estrangulado. Não há dúvida que a CBF criará todas as facilidades, a partir do momento em que o processo contra ela for retirado. Há dúvida quanto ao futuro da competição e à real compensação para os clubes que, na época, resolveram encarar a prepotência da Confederação.
A volta do Nordestão, de qualquer forma, é uma vitória da Liga. O ex-dirigente Paulo Carneiro, muito criticado pelo temperamento explosivo, pulou o muro e está cronista esportivo por algum tempo, mas deixou esse legado para o futebol do Nordeste. Ele foi o maior defendor da Liga, da Copa do Nordeste e da independência dos clubes. Justiça seja feita!
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
EXTRA: Novidade no caso Air France

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
SAMARTIN DEVOROU O 'MONSTRO'

domingo, 7 de fevereiro de 2010
REAÇÃO ALVINEGRA
Depois de cinco jogos sem vencer (4 derrotas e 1 empate), o Ceará aplicou 2 a 0 no Crato, no estádio Domingão, em Horizonte, acendendo a esperança da classificação no primeiro turno do Cearense 2010. O time voltou a apresentar problemas, mas reencontrou o caminho do gol. Rômulo e Wellington Amorim fizeram os gols e o volante Careca foi o destaque alvinegro. /// O Crato foi apático em campo e só contava com quatro reservas no banco. /// O Fortaleza também voltou a vencer. Aplicou 3 a 2 no Ferroviário. Com isso, o Cratro (a surpresa do campeonato) saiu e o Fortaleza entrou no G-4. // O Ceará deixou a lanterna e subiu para o 9º lugar. Guarany de Sobral é o novo líder de um campeonato que está sendo comandado pelas equipes do interior do Estado. // Ceará e Fortaleza dispõem de apenas duas rodadas para evitar a desclassificação no primeiro turno.
sábado, 6 de fevereiro de 2010
FILOSOFAR NO FUTEBOL

O torcedor Pedro Lima, de Fortaleza, postou um pensamento sobre comentarista esportivo.
Comentarista de futebol
É filósofo sem filosofia,
Omelete sem ovos,
Poeta sem poesia.
É falar com relevância
O que não tem importância,
Dia e noite, noite e dia.
É imaginar-se culto,
Polêmico e didático,
Um treinador invicto
E grande sistema tático.
Na verdade nunca treinou,
Só palpites organizou,
Teórico nunca foi prático.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
INCONFIDÊNCIA EXPLICA CASO RENÊ
