Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 12 de novembro de 2012

    Faltou maturidade ao Fortaleza



    Ainda que sejam ditas e reditas mil razões para explicar a derrota do Fortaleza para o Oeste de Itápolis/SP, em pleno estádio Presidente Vargas, nenhuma delas deixará o torcedor tricolor conformado. Foi uma das tardes mais tristes que já testemunhei, porque ninguém imaginava que a vitória do Oeste, por 3 x 1, seria tão fácil.

    Nem o Oeste esperava tanta facilidade. O Fortaleza "relaxou" e se apavorou com o gol sofrido. De "caçador" virou "caça". Literalmente, o tiro saiu pela culatra. Na linguagem boleira, o Fortaleza "amarelou". 

    O próprio Fortaleza foi traído pela combinação de resultados. Jogava pelo empate sem gols e por qualquer vitória. O Oeste era um franco atirador. Tudo que o time paulista queria era um gol para ficar dono da situação. A partir do empate com gols, o Fortaleza teria de correr atrás da vitória.

    E foi exatamente o que aconteceu. Faltou maturidade ao Fortaleza. Não confundir maturidade com idade. A média de idade da equipe é de 30 anos - até elevada para correr atrás de equipes mais jovens. Faltou maturidade para administrar o início do jogo e os momentos de crise dentro da partida.

    O treinador Vica (e aí é preciso conhecer as razões dele) parece não ter acreditado que a equipe poderia jogar da mesma forma que vinha jogando. Desde o primeiro jogo, Vica mudou a forma de jogar. O time ganhou uma formação de três zagueiros em linha, dois volantes e os laterais sumiram. Os atacantes sofreram.

    Como culpar os atacantes se a bola não chega e quando chega, chega quadrada, queimando os pés deles. Aliás, a bola também queimava os pés dos zagueiros. Ninguém conseguia enxergar um volante na saída da bola. Era só chutão.

    O que esperar de Geraldo 38? Eu não tenho resposta. Além do peso da idade (38 anos), correr em todas as direções e armar jogadas? Como? Essa nunca foi a função dele, sozinho. Geraldo depende de boas companhias para jogar e não as teve nesses dois jogos. Aonde estavam os meias do time?

    O Fortaleza perdeu o acesso à Série B, mas não desperdiçou a temporada. Depois de esfriar a cabeça, o presidente Osmar Baquit admitiu que topa a reeleição. O treinador Vica também disse que fica para a próxima temporada. Dos males, o menor! Restam muitas ações positivas que podem ser levadas para 2013.

    Que não se esqueçam de acrescentar uma pitada de maturidade no elenco da próxima temporada. 

    Lamentável o comportamento de parte da torcida, que não soube suportar a dor da derrota e quebrou centenas de cadeiras do estádio. Também não dá para deixar de citar a atitude do atacante Serginho, autor do último gol do Oeste, que correu em direção à torcida adversária para comemorar. Foi uma provocação.              

    Nenhum comentário: