Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    domingo, 24 de abril de 2011

    Horizonte segue como a bola da vez

    O Horizonte Futebol Clube aparece como a boa nova nessa reta final do Cearense 2011. Só não fechou a temporada com aproveitamento melhor porque não garantiu a vaga para a Série D do Brasileirão. Objetivo, agora, é ganhar o 2º turno, classificar para as quartas de final da Copa do Brasil e trocar a frase do rodapé da foto.
    -
    Ceará x Guarany (S) e Guarani (J) x Horizonte, em apenas um jogo, vão definir os finalistas do 2º turno no próximo final de semana. O Horizonte e o Ceará decidem suas vidas, no meio da semana, pela Copa do Brasil. As atenções estão voltadas para o Galo do Tabuleiro, que está ofuscando a campanha de liderança do Ceará no Cearense e a boa seqüência na Copa.
    -
    Depois do empate com o Flamengo, em 1 x 1, no Engenhão, o Horizonte continua sendo a primeira pauta. Chegaram até a insinuar que o Horizonte iria deixar esse último jogo, contra o Ferroviário, em segundo plano. Nada disso, o Horizonte venceu o jogo, por 3 x 1, e os atacantes Isaac (2) e Siloé voltaram a marcar.
    -
    No meio da semana, o Flamengo conheceu o Horizonte. Uma apresentação não desejada, muito menos esperada pelos rubro-negros. Agora, os que desdenharam do Horizonte vão ter a oportunidade de conhecer de perto como um time humilde, de uma cidade pequena, consegue ter harmonia e competência dentro de campo.
    -
    Se o Horizonte perder já terá feito um bom papel, mas ninguém pensa nessa possibilidade. O time e a cidade sabem qual é a importância desse momento vivido pelo futebol local. O estádio Domingão, com capacidade para 10.500 torcedores, virou estádio oficial da capital e o time aparece como o destaque cearense ao lado do Ceará Sporting.
    -
    Enquanto isso, o presidente interino do Fortaleza, Osmar Baquit, promete apresentar um plano para revitalizar o time que vai disputar a Série D do Brasileirão. A torcida está inconformada com a desclassificação no 2º turno e a diretoria dá sinais de fragmentação.
    -
    Os tricolores precisam realinhar o discurso, criar fontes alternativas de renda, redefinir metas, formar time de qualidade para voltar à posição de time grande. O sonho do pentacampeonato prejudicou as ações do Fortaleza em campo e fora de campo. A diretoria não teve maturidade para blindar a comissão técnica e os jogadores. Todos sucumbiram com a pressão da torcida.
    -
    Continuo com o mesmo pensamento de antes. O título estadual é bom para apimentar a rivalidade, mas não devolve a sustentabilidade que o clube precisa. Somente a volta para a Série B vai devolver melhor condição financeira, conseqüentemente, contratações de jogadores de melhor qualidade, mais investimentos na divisão de base, enfim.
    -
    Sem melhorar a condição financeira e a capacidade de investimento na equipe, não há como competir com o Ceará Sporting, hoje na Série A, com patrocínios valorizados, cota milionária de TV (R$ 12 milhões?), que, embora seja pouco em relação aos outros clubes, dá uma boa folga de caixa.
    -
    Por isso, entendo que o foco do Fortaleza deveria ter sido a montagem de uma boa equipe para a Série C. A disputa do título cearense seria uma conseqüência natural, mas a diretoria não poderia permitir que os fatores externos influenciassem no trabalho da comissão técnica.
    -
    A missão da diretoria é melhorar a qualidade da equipe, a missão da torcida é torcer, a missão da comissão técnica é formar e orientar a equipe, a missão da equipe é vencer. Acontece que as vitórias só acontecem, satisfatoriamente, quando a equipe tem qualidade. Não há mágica no futebol. A minha missão é insistir em afirmar que o Fortaleza desconsiderou pontos básicos.

    Um comentário:

    Anônimo disse...

    Olá J Lacerda,
    Sou torcedor do Fortaleza.
    Sou ouvinte da Rádio Globo nos momentos de futebol e não perco o programa esportivo das 18:oo horas com o Carlos Goveia.
    esto lhe mandando esse desabafo, porque você é um comentarista que não tem nenhum compromisso com clubes. percebo nos seus comentários que você não se deixa levar por emoções que outros se envolvem.
    Lacerda, O Fortaleza merecia um maior respeito como também seus torcedores. Esses filhinhos de papai, cheios de dinheiros, mas que não tem coragem de gastar, não deviam jamais se meter em futebol. Esse tal Paulo Arthur, destemperado, destabanado, sem nenhum controle emocional, jamais deveria ter metido-se a ser presidente do Fortaleza, coisa que ele não foi em nenhum momento. Ele só soube fazer besteira. Falar bobagem e não fez um time que competitivo. Sair depois da tragédia? Não! Ele não devia ter brincado de ser presidente. Ele, acho que é um empresário bem sucedido, tem dinheiro, deveria ter procurado um brinquedo diferente. Não brincar de ser presidente de um time como o Fortaleza.
    estou desabafando aqui, pois sei que você (repito) não é amordaçado como a maioria aqui nesse futebol medíocre.

    Um forte abraço!
    E quero dizer que estou decepcionado com o meu Fortaleza, pois ele está a cara desse "presidente" fajuta que apareceu.

    Francisco Silva Sousa