Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 23 de março de 2010

    TRAPAÇAS DO DIEGUITO E O REI

    O jornal inglês The Times elegeu Diego Armando Maradona (foto) o melhor jogador da história das Copas. O Rei Pelé ficou em segundo lugar. Número de gols marcados e títulos conquistados não foram levados em consideração.
    -
    Agora, pasmem!
    -
    O jornal atribuiu o título ao argentino pela maior de suas trapaças. Na Copa de 1986, no México, Maradona fez um gol com a mão (chamado o gol de "Mano de Dios"), além de ter feito "fila" no time inglês antes de fazer o gol da vitória com o placar de 2 x 1.
    -
    Após a partida, Maradona declarou que "se houve mão na bola, foi a mão de Deus" para o delírio da torcida argentina, sentindo-se vingada. Aquele foi o primeiro jogo entre argentinos e ingleses após a Guerra das Malvinas. O clima era tão tenso que o exército mexicano patrulhava as arquibancadas e as redondezas do estádio Azteca durante o jogo.
    -
    A vingança foi completada com a conquista do título (único de Maradona nos quatro mundiais que disputou - 1982, 86, 90 e 94). Os ingleses do The Times devem ter gostado da vingança. Agora, vingam-se de um francês que chamou Pelé de Rei do Futebol. Se estivesse vivo, certamente não gostaria do resultado dessa eleição.
    -
    Ainda bem que os italianos não consideraram as trapaças de Maradona por lá como requisitos para ser eleito o melhor. Só lembrando: em jogo do campeonato italiano de 1984/85, contra a Udinese de Zico, Dieguito também marcou com a mão e enganou o árbitro.
    -
    Talvez, os ingleses do The Times tenham lido este texto (abaixo) do jornalista brasileiro, Michel Laurence, e tenham ficado angustiados. Daí, a vingança!
    -
    "Hoje é fácil.
    -
    Por onde ele passa esticam um tapete vermelho. Se for possível o cobrem com um manto e uma coroa.
    -
    Só não "sir" porque Graças a Deus, não nasceu na Inglaterra.
    -
    Hoje todo mundo sabe o que o Rei fez: mais de mil e trezentos gols; 11 vezes campeão paulista; 10 vezes seguidas artilheiro do campeonato paulista - sendo que em 1958 fez 58 gols, provavelmente um recorde mundial ainda não reconhecido; cinco vezes campeão da Copa do Brasil; bicampeão da Libertadores; bicampeão mundial interclubes; tricampeão mundial pela seleção brasileira.
    -
    Mas quando o Rei tinha apenas 17 anos, alguém teria a coragem de afirmar que Pelé era "o Rei do futebol?"
    -
    Um jornalista teve essa coragem.
    -
    Em 1958, na Copa da Suécia, o Brasil acaba de derrotar o País de Gales, por 1 a 0, gol de Pelé, um gol lindo, com direito a um mini chapéu, e um certo Gabriel Hanot, editor chefe do jornal L'Equipe, da França, escreveu uma página inteira afirmando que tinha surgido "o Rei do futebol", um certo Pelé da seleção brasileira."
    -

    Nenhum comentário: