Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 29 de abril de 2013

    Decisão antecipada no clássico-rei


    Tem torcedor com frio na espinha.

    Quis o destino que Fortaleza (3º colocado) e Ceará (2º colocado) se encontrem nas semifinais do Campeonato Cearense 2013. Um deles vai ficar pelo caminho, perderá o título e a vaga da Copa do Nordeste 2014. Icasa (1º colocado) ou Guarany de Sobral (2º colocado) vai enfrentar o vencedor do clássico-rei (ida e volta).

    A situação desconfortante é do Fortaleza. Não tem mais o que perder. Estacionado na 3ª Divisão do Brasileiro, o Tricolor precisa interromper a sequência de títulos do Ceará para melhorar a autoestima da torcida e garantir presença da Copa do Nordeste para reforçar o caixa com a premiação paga pela competição.

    O Ceará, embora precise dessas conquistas também, sofreria menos com uma derrota nas semifinais. A cota da 2ª Divisão garante um caixa relativamente equilibrado, diferente da 3ª, que nada rende aos cofres dos participantes. Esse seria o prejuízo maior ao Fortaleza.

    Em campo, é melhor não dar palpites quando o assunto é clássico. O Ceará já venceu as duas primeiras partidas do ano, tem o time mais caro e com melhores valores individuais. A mística de um clássico, no entanto, às vezes, desmancha qualquer tese bem fundamentada sobre favoritismo.

    Os jogadores do Fortaleza sabem que ganhar é uma questão de sobrevivência. Alguns ainda sentem os reflexos da derrota para o Oeste/SP, na decisão da 3ª Divisão do Brasileiro do ano passado. Os mais novos, por certo, já sentem a necessidade de não repetir aquele apagão. Esse combustível pode modificar a ordem natural do rendimento da equipe.

    No Ceará, as razões são outras, mas o foco, também, é buscar mais um título. Apesar de algumas limitações, o time tem bons valores individuais nos três setores, o que garante equilíbrio técnico e tático caso o treinador Leandro Campos tenha o time titular completo.

    Por isso tudo, sem dúvida alguma, tem muita gente com frio na espinha.

    Nenhum comentário: