Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quinta-feira, 30 de junho de 2011

    Uma noite para alvinegro esquecer



    Nem Bil, nem Rafinha, nem Anderson Aquino. O time do Coritiba nem se lembrou deles nessa noite de quinta-feira, no Estádio Couto Pereira, quando aplicou 3 x 1 no Ceará Sporting, pela 7ª rodada do Brasileirão. Sem entrar no jogo no primeiro tempo, o Ceará ofereceu espaço ao Coxa e levou dois gols em 3 minutos (Leonardo, aos 32', e Everton Costa, aos 35'). No segundo tempo, os alvinegros acordaram, sofreram o terceiro gol (Léo Gago, aos 10') e empataram (Washington, aos 11'), mas não conseguiram reverter o placar.

    Foi daquelas noites para esquecer. O que o torcedor do Ceará mais perguntou depois do jogo foi: "O que houve com o time, hoje?" Francamente, somente cada um dos jogadores pode explicar o que houve. Se fosse o time do racha, diriam que o frio "congelou", mas não cabe esse tipo de argumento em futebol sério. No twitter, brincaram com frases do tipo: "Foi o reumatismo do Vovô".

    É razoável dizer que apaga o primeiro tempo, quando o Ceará não jogou, e considera um segundo tempo sofrível. O volante Rudnei teve uma estreia apenas regular. Do meio campo até o ataque, o time foi uma caricatura. Nem as modificações corrigiram a desorganização e, consequentemente, a falta de agressividade. Felipe Azevedo, Iarley e Diguinho não consertaram a "carroça" em movimento.

    quarta-feira, 29 de junho de 2011

    segunda-feira, 27 de junho de 2011

    Belletti desiste, Ceará traz Edmilson



    Logo depois da desistência do meia Belletti (anunciou aposentadoria), o Ceará Sporting confirmou a contratação do volante/zagueiro José Edmilson Gomes de Moraes ou, simplesmente, Edmilson, que estará completando 35 anos no próximo dia 10 de julho.

    No vídeo acima, Edmilson aparece em um dos poucos momentos dolorosos de sua vida profissional, em maio de 2005, dias antes da Copa de 2006, na Alemanha, quando foi cortado da Seleção Brasileira por causa de uma lesão no menisco lateral do joelho direito.

    Exatamente, às 21h30min dessa segunda-feira, o presidente do Ceará, Evandro Leitão, anunciou a assinatura do contrato enquanto concedia entrevista ao programa Fórum Esportivo da Rádio Globo Fortaleza. Edmilson chegou aqui, em Fortaleza, às 17h30min, e se reuniu com os dirigentes alvinegros para fechar os últimos detalhes da negociação.

    Edmilson é volante e joga como zagueiro, mas admitiu que poderá jogar mais adiantado caso seja escalado pelo técnico Vágner Mancini para uma função diferente. Como estava jogando no Real Saragoza, da Espanha, precisará de pouco tempo para entrar em forma.

    Por causa da idade, a contratação do veterano Edmilson gerou polêmica entre cronistas e torcedores. Opiniões divididas, portanto. A diretoria acredita que o jogador vai ajudar nas disputas do Brasileirão. A nós outros cabe aguardar o desempenho do jogador.

    Mancini esfria "fritura" com vitória

    Mancini já estava na "fritura" 

    A sexta rodada do Brasileirão 2011 mostra, claramente, como essa competição não pode ser analisada por resultados isolados. O que dizer, agora, da vitória do Ceará Sporting, por 2 x 0, sobre o Palmeiras e da goleada do Corinthians, por 5 x 0, sobre o São Paulo - dois invictos derrotados? Depende do humor ou da isenção de quem vai responder.

    A rodada ainda apresentou outro dado interessante: três goleadas. Além dos dois resultados acima, o Flamengo aplicou 4 x 1 no Atlético mineiro. A terceira rodada havia apresentado duas goleadas: Corinthians 5 x 1 Vasco da Gama e América mineiro 2 x 4 Internacional. Na segunda rodada nenhuma goleada aconteceu.

    O Flamengo começou a temporada com a goleada de 4 x 0 sobre o Avaí. O rubro-negro empatou quatro jogos e voltou a vencer com goleada enquanto o Avaí seguiu perdendo. O Ceará foi goleado na quarta rodada pelo Atlético goianiense, por 4 x 1. Na quinta rodada, o Palmeiras goleou o Avaí, por 5 x 0. Flamengo e Corinthians são os únicos invictos.

    Passado um terço do campeonato, fica claro que nenhuma equipe consegue manter-se estável por uma seqüência longa de jogos. Do mesmo jeito, fica claro que é possível corrigir problemas, reorganizar a equipe e ganhar estabilidade nas primeiras rodadas. Exemplos que cabem no contexto de Ceará e Palmeiras.

    O técnico Felipão jamais admitiu no seu íntimo que perderia a invencibilidade para o pupilo Vágner Mancini, mas perdeu porque do outro lado estava um adversário que sofreu correções e se reorganizou coletivamente. Não foi somente a escalação dos três volantes Michel, Heleno e João Marcos; foram também as voltas do lateral Boiadeiro e do zagueiro Fabrício.

    Além dessas situações, Mancini tomou uma atitude que será seguida de outras. Explico: alguns jogadores vão ficar no banco apesar da qualidade incontestável. Mancini decidiu pela entrada de Washington no ataque e, conseqüentemente, Iarlei parou no banco de reservas. Quanto maior e melhor qualificado for o grupo, o técnico tomará mais decisões iguais a essa.

    O Ceará saiu da zona de rebaixamento e está na 14ª colocação com 7 pontos, mesma pontuação do Grêmio e do Atlético goianiense, embora tenha um saldo negativo de 4 gols. A missão de Mancini, agora, é continuar vencendo para se distanciar da zona e virar o saldo de gols para positivo. Coritiba, fora de casa, será o próximo adversário. 

    No segundo terço do campeonato, lá pela 13ª rodada, já saberemos quem se manteve sólido, quem melhorou, quem piorou e quem oscilou. Como já estarão encerradas as possibilidades de contratações de reforços, só restará a opção de troca de técnicos aos que não conseguirem fugir da zona de degola.

    Por isso, é prematuro traçar quadros para cima ou para baixo. Mancini, no Ceará, e Falcão, no Inter, já sofriam um processo de "fritura" por causa dos resultados. Venceram, e bem, os seus jogos e amanheceram nos braços da torcida. A crônica ácida vai ter de "esfriar" até a próxima rodada.

    Tite, no Corinthians, e Luxemburgo, no Flamengo, seguem como os imbatíveis, mas cabe observações. O Corinthians tem um jogo a menos, venceu quatro e empatou um. Perde a liderança para o São Paulo por dois pontos já que tem o melhor saldo de gols (9 gols contra 3 dos sampaulinos).

    O Flamengo jogou as seis partidas, mas só ganhou duas e empatou as outras quatro. Luxemburgo precisará vencer mais que empatar para se aproximar da liderança mais rapidamente. Invencibilidade construída com empate não garante muita coisa. A seguir assim, o Flamengo garantirá apenas uma vaga na Sul-Americana.

    Ainda é cedo para "degolar cabeças".         

    quarta-feira, 22 de junho de 2011

    Ceará traz Egídio. Aquele mesmo!



    O Ceará Sporting contratou o lateral esquerdo Egídio, 25 anos completados no último dia 16, pertencente ao Flamengo, com passagens pelo Paraná Clube, Juventude/RS, Figueirense/SC, e Vitória/BA.

    O carioca Egídio, chamado carinhosamente de Gidão ou Didio, estava no Flamengo e jogou contra o Horizonte, recentemente, pela Copa do Brasil. É um jogador que atua forte no apoio e pode colaborar com a melhora técnica do Vovô.

    Na temporada passada, Egídio defendeu o rubro-negro baiano e realizou algumas atuações destacadas. O fim de linha dele no Vitória aconteceu com os tropeços nos jogos decisivos da Copa do Brasil 2010.

    Com a chegada do técnico Toninho Cecílio foi iniciada uma temporada de "caça às bruxas". Ninguém sabe exatamente o que acontecia, mas nessa manhã de treinamentos, no Barradão, o câmera da TV Bahia captou imagens que contam quase tudo.

    Que essa cena esteja apagada, definitivamente, na memória dele.

    O torcedor e o avesso da discussão

    terça-feira, 21 de junho de 2011

    Mecânica derruba Kinho no Kart



    Não foi o resultado esperado para o piloto Kinho – Marcus Vinícius (Del Rio/ Gerardo Bastos/ Vip Cargas /Sprint Kart) na segunda etapa do Campeonato Cearense de Kart, realizado na tarde de sábado (18), no kartódromo Júlio Ventura, no Eusébio (CE). Apesar da terceira posição na primeira bateria do dia, problemas mecânicos impediram que o campeão de 2010 mantivesse a liderança da classificação geral da categoria Fórmula 400 Light.


    Manter  a  primeira  posição  da  disputa  não  era  tarefa  das  mais  fáceis,  já  que  o  jovem piloto usava os mesmos pneus da etapa anterior, por força do regulamento  da competição  que  prevê  o  uso de apenas um jogo de pneus por etapa.  Sem  muita aderência na pista,  Kinho  teve  de  lutar  contra  a  adversidade  para  manter  seu  kart no traçado correto do traçado  de 900 metros  da  pista  (nesta etapa foi adotado o circuito quatro  de 10 configurações possíveis), enquanto  via  o  piloto  Breno  Almeida  se  distanciar na liderança  e vencer a primeira bateria.


    Na segunda bateria do dia, Kinho já havia traçado uma estratégia, a de permanecer na pista o mais rápido possível sem correr riscos. E foi assim que se livrou da confusão inicial da largada e assumiu a ponta logo na segunda curva quando o piloto Breno Almeida escapava na tangência da curva, contornando-a na grama.

    A liderança durou pouco tempo nas mãos do piloto da Kinho Kart Racing. Com problemas nos freios, Kinho pouco podia fazer para manter-se competitivo e, aos poucos, ia ficando para trás, mas faltando três voltas para o final o pneu traseiro direito furou motivando o abandono da segunda bateria.

    Quem também não teve sorte na segunda bateria foi Breno Almeida que teve o carburador entupido, levando-o ao abandono também a três voltas do final.

    Se alguns pilotos não tiveram muita sorte, o mesmo não foi o caso do piloto Diego Zeballos, que vinha em segundo e assumiu a ponta com a saída de Breno. “Estava na minha corrida. Isso acontece, fiz a minha parte e estou feliz por essa conquista”, revelou.

    Após o abandono,  Kinho  ficou  em  sexto  colocado  na  classificação  geral  (somatório  das duas baterias) do dia, mas pode subir uma posição caso o piloto Igor Ribeiro seja desclassificado. Igor chegou em segundo no dia, mas na primeira etapa da competição, realizada em maio, ele competira pela  categoria  Fórmula  400 e, de acordo com o  regulamento  da  Confederação  Brasileira  de  Automobilismo, a mudança de categoria só pode ocorrer após o término da temporada e,  neste  caso,  o  piloto  saiu de uma categoria superior para uma inferior.

    O resultado final causou descontentamento para vários chefes de equipe e pilotos como Diego Zeballos e Breno Almeida. “Estou muito triste com o que aconteceu comigo. Estava perto de mais uma vitória no dia e, certamente, chegaria em primeiro na classificação final. Mas o que me deixa mais chateado é ver que fiquei atrás de um piloto que não era de nossa categoria e hoje competiu com a gente, me colocando uma posição abaixo.

    Acho que não está certo isso’, disse Breno.A classificação do Campeonato Cearense de Kart tem agora o piloto Igor Figueiredo na primeira colocação com 20 pontos, após ter sido o piloto com melhor soma de resultados nas duas baterias, ficando no primeiro posto da classificação final do dia.

    O resultado final (sujeito a alteração) da segunda etapa do Cearense de Kart, categoria Fórmula 400 Light, ficou assim:

    1º Igor Figueiredo 
    2º Igor Ribeiro
    3º Breno Almeida
    4º Diego Zeballos
    5º Gibson Francisco
    6º Kinho – Marcus Vinícius

    Confira a classificação final (sujeita a alteração) após duas etapas na Fórmula 400 Light:


    1º Igor Figueiredo – 20 Pontos
    2º Kinho – Marcus Vinícius – 16 Pontos
    3º Gibson Francisco – 14 Pontos
    4º Diego Zeballos – 13 Pontos
    5º Igor Ribeiro – 9 Pontos
    6º Breno Almeida – 8 Pontos

    A terceira etapa acontece no dia 27 de julho, também no kartódromo Júlio Ventura.

    Na F-400, após as duas etapas realizadas, a classificação ficou com  Leonardo Soares, em primeiro – 20 pontos; Márcio Dobel, em segundo - 16 pontos; Elias Leite  e  Rodrigo Dobel, em terceiro, -  14 pontos; e  Lutianne Soares, em quinto - 12 pontos.

    Texto de Robério Lessa: http://www.carrosecorridas.com.br

    domingo, 19 de junho de 2011

    São Rogério Ceni operando milagres


    O Ceará Sporting perdeu por 2 x 0, no Estádio Presidente Vargas, para o São Paulo, que mantém a escrita de  nunca ter perdido no PV. Na história de Ceará x São Paulo são três vitórias e três empates. Nesse jogo, o time alvinegro jogou bem, criou oportunidades, desperdiçou um pênalti e esbarrou nas defesas do goleiro São Rogério Ceni.

    O São Paulo tirou proveito das poucas oportunidades que criou e fez um gol em cada tempo. Aos 34' do 1º tempo, o volante Heleno caiu e perdeu a bola, que foi tocada para Marlos, dentro da área, pela esquerda, de onde ele chutou no canto esquerdo de Fernando Henrique. Aos 20' do 2º tempo, o meia Lucas dominou pela intermediária e saiu fazendo fila (passou até pelo goleiro) e marcou o segundo gol.

    O Ceará desperdiçou um pênalti, aos 20', cobrado pelo atacante Osvaldo. É verdade que Rogério Ceni saltou no canto certo, mas Osvaldo telegrafou a cobrança e colaborou com a defesa. Até ali, o Ceará estava melhor e o próprio Osvaldo já havia desperdiçado uma boa chance de marcar. Foi a primeira boa defesa de Rogério Ceni.

    No segundo tempo, o Ceará voltou a jogar bem. Rogério Ceni fez quatro defesas espetaculares. A diferença foi de qualidade em campo. O São Paulo tem mais qualidade e fez a diferença. O técnico Paulo César Carpegiani sentiu a constante presença do Ceará no ataque e mudou o esquema tático, aos 5' do 2º tempo, quando saiu do 4 x 4 x 2 para o 3 x 5 x 2. Os sampaulinos ganharam mais solidez.

    Do outro lado, o técnico Vágner Mancini abriu mão do volante Eusébio e colocou o atacante Washington, aos 13', cedeu mais espaços ao adversário e sofreu o segundo gol aos 20'. Ainda assim, com a entrada do meia Diguinho, aos 19', o Ceará criou três boas chances, mas Rogério Ceni operou milagres.

    No vestiário, o técnico Vagner Mancini fez a correta leitura do jogo e adiantou que vai continuar mexendo na equipe até encontrar a formação ideal. Sinalizou, inclusive, com a possibilidade de estrear alguns reforços, principalmente o lateral direito Patrick e o meia Belletti. 

    Enfim, continuo afirmando que o Ceará chegou atrasado na estação, isto é, a diretoria não contratou a tempo de qualificar a equipe para o Brasileiro e os problemas de contusão chegaram na segunda rodada, bem antes do previsto por todos nós. Por essas e outras que o presidente Evandro Leitão disse "NÃO vou demitir Vagner Mancini", reagindo a apelos de parte da torcida.  

    Ceará pode completar a saga



    Ceará Sporting e ECBahia, únicos representantes nordestinos no Brasileirão 2011, não começam bem a temporada, mas ainda há tempo para reverter o quadro.

    Na 5ª rodada, o Bahia apresentou indicativo que as contratações realizadas vão corresponder à expectativa de todos. A vitória sobre o Fluminense, antes de mais nada, foi justa pelo futebol vertical, organizado e equilibrado. O atacante Jobson voltou a mostrar um futebol impetuoso e fez o gol da vitória no último minuto.

    O Ceará joga em casa, portanto, mais um motivo para completar a saga nordestina, nesse final de semana, diante do São Paulo - líder da competição com 100 % de aproveitamento. Antes de pensar nos desfalques sampaulinos, o Ceará deve estar preparado para jogar um futebol mais sólido. O técnico Vagner Mancini bem que poderia contar com a estreia do meia Belletti nesse jogo. Seria o diferencial.

    Assim como o Bahia, o Ceará tem sofrido alterações, com a diferença de não estar utilizando os novos contratados. Enquanto o Bahia agiu rápido e contratou jogadores em condições de entrar no time, o Ceará demorou em contratar e ainda vai esperar o tempo de cada jogador para entrar em forma física.

    Começar o campeonato bem é tão indefinido quanto começar o campeonato com tropeços. A oscilação para cima ou para baixo, a partir das dificuldades que cada equipe começa a sofrer, é que indica o rumo na tabela de classificação. O São Paulo será o primeiro exemplo, a começar pelo jogo de hoje em que terá vários desfalques.

    Apesar de não contar com todos os reforços que a equipe necessita, o Ceará sofrerá alterações necessárias. Diego Macedo volta à lateral direita, Diego Sacoman entra na zaga e Heleno volta a compor o sistema defensivo. Pena que o volante Michel pode não jogar por cansaço muscular. A volta de Heleno sem Michel não dá o sentido real da mudança.

    O técnico Mancini tenta encontrar o tal equilíbrio que eles (treinadores) tanto buscam. Os laterais precisam marcar e apoiar, os zagueiros precisam ter boa proteção dos volantes e os meias, necessariamente, precisam criar situações para as finalizações dos atacantes. A equipe precisa ser compacta para marcar e eficiente para construir e fazer o gol. O óbvio, que não tem acontecido.

    O time alvinegro tem sentido as ausências do lateral Boiadeiro, do zagueiro Fabrício e do meia Geraldo por causa do entrosamento. Por isso, Mancini evitou trocar a posição do zagueiro Erivelton no miolo da zaga. Por tudo isso, seria o jogo ideal para as estreias do lateral direito Patrick, forte no apoio, e do meia Belletti, inteligente na criação de jogadas.

    Cartas na mesa. O Bahia ganhou o primeiro lance. O Ceará pode fechar a saga nordestina. O objetivo, agora, é fugir da zona de rebaixamento para seguir disputando a competição com tranquilidade. O tricolor da Boa Terra saiu da zona e respira aliviado. O Ceará também poderá se afastar da zona e ganhar o sossego que toda equipe precisa para seguir na disputa.

    quarta-feira, 15 de junho de 2011

    Alvinegros, um pouco de Belletti!




    Com a fama de campeão do mundo e marcantes lembranças de gols importantes no futebol europeu, Juliano Belletti chega ao Ceará Sporting avisando que veio para jogar na posição de meia e, se for preciso, de volante e só. Nada de lateral direito, como estavam anunciando.


    A recente e discreta passagem dele pelo Fluminense/RJ alimenta a sensação de desconfiança entre alguns torcedores e setores da crônica esportiva. Os dirigentes alvinegros jogam todas as fichas na aposta e Belletti esbanja otimismo. O Ceará precisa de um meia (ou mais) de qualidade para arrumar o time. Resta, agora, esperar.


    O lateral Patrick (que enfrentou o Ceará, pela Copa do Brasil, com a camisa do Brasiliense) também foi anunciado, mas quase não chamou atenção de ninguém. Ora! Com Belletti na mídia, qualquer outro jogador anunciado ficaria em segundo plano. Patrick é um bom lateral e encontra caminho livre para vestir a camisa nº 2, até aqui pertencente a Boiadeiro, mas disponível enquanto a contusão dele durar.

    História do Castelão - 2

    terça-feira, 14 de junho de 2011

    Fortaleza com "dinheiro no lixo"


    Um rapaz que trabalhava de ambulante, no último clássico Ceará x Fortaleza, decisão do Sub-17, no Estádio Presidente Vargas, tomou um susto quando encontrou vários talões de ingressos (como este aí), jogados em um canto da calçada. Quando percebeu que eram ingressos antigos, relaxou. Depois, ficou quebrando a cabeça para entender quem os jogou ali e qual havia sido a utilidade daqueles talões. Ficou sem resposta.

    Ao me procurar, continuou sem resposta. No programa "As Últimas do Esporte", na noite dessa segunda-feira, o veterano Júlio Sales nos lembrou que reutilizar ingressos antigos é uma velha prática dos clubes cearenses. Este ingresso foi impresso para o jogo Fortaleza x Fast Clube de Manaus/AM, realizado no Pici, em fevereiro deste ano, portanto, "novinho" para alguns.

    Convenhamos! Mesmo sendo um jogo de garotos da Divisão de Base, merecia melhor atenção. No mínimo, aqueles ingressos deveriam ter sido incinerados. Agora, pensem comigo! Quantos ingressos reutilizados foram falsificados ao longo dos últimos anos? Quanto os clubes já perderam pela reutilização de ingressos que nunca foram contabilizados no borderô?

    É preciso dizer aos utilizadores dessa prática que não dá mais para pensar assim. Aliás, sem querer, comecei a entender porque alguns dirigentes reagem contra a utilização do ingresso de tarja magnética e nem aceitam discutir a utilização de catracas eletrônicas. Eles sabem bem do que estão falando. Lamentável!

    Dinheiro no Lixo II

    A goleada sofrida pelo Ceará, por 4 x 1, para o Atlético goianiense, no Estádio Serra Dourada, tem gerado mal-estar entre torcedores alvinegros e refletido nos dirigentes. A palavra de ordem passou a ser contratar para evitar o coro já ensaiado: "Fora Mancini". O presidente, em exercício, Robinson de Castro, anunciou que estão acertados três reforços - um deles procedente na Coréia.

    Os alvinegros erraram nos cálculos. Não contrataram antes, contando com uma boa campanha no Brasileirão, embalados pelo título estadual 2011. À essa altura, os reforços estão raros e inflacionados. Repatriar é uma saída, mas o risco de errar aumenta. Com o caixa no limite, o Ceará não pode contratar errado.

    Na temporada passada, o Ceará fez várias contratações e só acertou em cheio quando repatriou o atacante Magno Alves. Os gols dele foram importantíssimos para a manutenção na Série A, mas o contrato foi curto e a valorização o levou embora. O atacante Mota seria o "tiro" certeiro dessa temporada, mas a multa rescisória o deixa distante. Quem será esse reforço da Coréia?

    Segundo Robinson de Castro é um volante, então, não seria Mota. Da região Sudeste seriam dois meias e até um meia-atacante. E Cadê o lateral e o zagueiro? Time que quer ter vida saudável no Brasileirão não pode sentir falta de Boiadeiro, Fabrício, Geraldo e Marcelo Nicácio.

    Associação dos Clubes vem aí

    O presidente do Ferroviário, Luiz Neto, garantiu no programa Fórum Esportivo, dessa segunda-feira, na Rádio Globo Fortaleza, que a Associação dos Clubes Cearenses vai sair do papel ainda este ano. Nessa quarta-feira, pontos importantes serão debatidos com representantes de onze clubes: Ceará, Ferroviário, Tiradentes, Guarani de Juazeiro, Limoeiro, Quixadá, Calouros do Ar, América, Crato, Uniclinic e Itapipoca.

    A entidade pretende reunir os 36 clubes das três divisões do futebol cearense. O Fortaleza está fora, mas Luiz Neto admitiu que vai tentar convencer o presidente tricolor, Osmar Baquit, a aderir ao movimento. O objetivo da Associação é negociar os contratos dos clubes, hoje entregues à Federação Cearense de Futebol, motivo da dissidência.

    Como reação, a FCF publicou em seu site que o Ferroviário, Limoeiro, Quixadá e Tiradentes, juntos, devem à entidade R$ 53.357,94. Somente o Ferroviário deve R$ 50.490,90. Confira a relação dos débitos:   http://www.futebolcearense.com.br/2011/noticia_ver.asp?id=2064.

    O presidente do Ferroviário negou que esteja devendo à FCF e garante provar com documentos que recebeu R$ 150 mil da cota de transmissão de TV, conforme acordado com o presidente da FCF, Mauro Carmélio. As contas de Neto não batem com as contas da Federação. Resta saber quando os dois dirigentes vão provar, publicamente, quem tem razão.         

    História do Estádio Castelão - 1

    domingo, 12 de junho de 2011

    Júnior Pipoca anunciado pelo Bahia


    O Bahia empatou, em 1 x 1, com o Atlético mineiro, no Estádio de Pituaçu, e anunciou a contratação do atacante Júnior Pipoca, atualmente no Ceará. A reação de parte da crônica esportiva baiana e parte da torcida tricolor não foi positiva. O resultado colocou o Bahia na zona e gerou uma onda favorável à demissão do técnico Renê Simões e desfavorável à contratação do atacante.

    A goleada sofrida pelo Ceará, por 4 x 1, para o Atlético goianiense, também gerou reações contra o técnico Vágner Mancini. É sempre assim. O time perde e o técnico é o culpado. É verdade que os técnicos têm lá suas parcelas de culpa. Eles são os responsáveis pela arrumação da equipe, escolhendo os melhores, definindo o esquema e treinando posicionamento tático, mas não mandam sozinhos.

    No caso do Bahia, os dirigentes trocaram três técnicos em seis meses. Como pode dar certo? No caso do Ceará, a diretoria ignorou a necessidade de qualificar o time, empurrou as contratações com a barriga ao sabor do título estadual 2011 e agora reclama que as pedidas estão fora da realidade financeira do clube. E quem paga é o técnico?

    O time do Ceará foi como eu já previa. Fragilizado na marcação (por isso, Mancini recorreu a três volantes), pouco criativo pelo meio (apenas o meia Thiago Humberto para armar jogadas), sem forte presença de área (Iarley voltou ao ataque, mas não é atacante de área, e Nicácio esqueceu o caminho do gol depois que ganhou a briga pelos R$ 60 mil), enfim.

    O tal equilíbrio entre os setores (defesa, meio e ataque) que os técnicos tanto falam não é observado no time do Ceará. Há desequilíbrio nas laterais, Fabrício saiu da zaga e fez falta, o meio não cria e o ataque tem enormes dificuldades. A diretoria sabe que precisa contratar cinco os mais jogadores de boa qualidade, mas não contrata, inclusive, por falta de dinheiro, e o treinador é o culpado?

    Júnior Pipoca por R$ 80 mil

    A torcida do Ceará ficou frustrada com a falta de gols de Júnior Pipoca. O atacante chegou do Vitória com a marca de 30 gols na temporada passada, mas foi "definhando" até chegar ao posto de terceira opção do ataque alvinegro. Perde para Osvaldo, Marcelo Nicácio, Washington e até Iarley (que é meia-atacante).

    A torcida do Bahia está irritada com a notícia da contratação de Júnior, chamado de Diabo Louro pela torcida do Vitória, porque foi o carrasco dos Ba-Vis nos quais atuou. Quer dizer, o Júnior não está conseguindo agradar a ninguém. Que fase ruim. O rapaz perdeu o pai há cerca de 4 meses e deve estar enfrentando outros problemas particulares que atrapalham seu desempenho.

    O que dizer? Não sei. Apesar de tudo, prefiro acreditar que Júnior vai dar a volta por cima. Ele não é o primeiro atacante a sofrer com o jejum de gols. Difícil é acreditar que estamos próximos de ver dirigentes capazes de contratar pouco e bem por conta de uma boa divisão de base, que dê sustentabilidade ao time.           

    quarta-feira, 8 de junho de 2011

    Cinco anos sem Fiori Giglioti

    Fiori: Uma marca no rádio esportivo brasileiro!

    segunda-feira, 6 de junho de 2011

    'Jogo Sujo' da Fifa em 12min49seg

    Sem comentários! Estou ansioso para ler o livro.

    'Olho eletrônico' validaria esse gol

    Por essa e outras situações incômodas para os árbitros que defendo a utilização do 'olho eletrônico', isto é, a câmera como tira dúvidas. Esse seria um caso típico de parar o jogo e recorrer ao equipamento para não perdurar qualquer dúvida. O placar do jogo seria corrigido, com justiça, ninguém ficaria insatisfeito e os árbitros não iriam carregar essa 'mancha' pra o resto da vida. Aliás, uma citação que ninguém gostaria de ter no curriculo. Já registramos situações bem piores no futebol brasileiro, como gols de mão, gols com o jogador em completa posição de impedimento, gols sem que a bola tenha entrado e gols anulados quando a bola entrou. Enfim...

    sexta-feira, 3 de junho de 2011

    O "apartheid" brasileiro

    Permitam-me fugir do futebol, hoje, para escrever sobre cidadania.
    -
    Não trata-se de tomar partido, muito menos reagir contra ou a favor. Quero engrossar a fileira daqueles que defendem o freio no "apartheid" velado que vem sendo instituído nesse país em nome do "amplo direito das minorias".
    -
    Na última quarta-feira, o deputado Stanley Leão (PTC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará para fazer um discurso firme sobre o Projeto de Lei Complementar 122/06, de autoria da ex-deputada Iara Bernardi (PT/SP), que trata da criminalização da homofobia, também chamado "Projeto Anti-Homofobia".
    -
    Stanley não fez um discurso com motivações de discriminação, como prevê o PLC 122/06, que faz distinção para gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. O discurso foi no sentido de alertar que "o direito de uns não deve se sobrepor ao de outros". Segundo o deputado Stanley, ser gay não acrescenta direito a ninguém.
    -
    Em tom enfático, Stanley defendeu o princípio da igualdade. Para ele, "quando os homossexuais passam a ter mais direitos surge, então, o cenário oposto, propício a preconceitos dos gays contra os heterossexuais".
    -
    Penso como o deputado, para quem criminalizar a homofobia é um direito dado apenas aos gays. Daqui a pouco, vamos criminalizar a ofensa aos gordos, aos magros, aos nordestinos, aos deficientes físicos e a outros grupos, situações já previstas na Constituição Federal.
    -
    "Respeito é bom e todo mundo gosta", velho e conhecido adágio popular que encontra amparo nas Leis vigentes em nosso país. Começamos a trilhar um caminho inverso. Os Direitos não são respeitados nas diversas instâncias e os grupos mais fortes começam a criar suas Leis de proteção, o que prefiro chamar de "apartheid" velado.
    -
    Iniciamos pelas universidades com as tais cotas de negros e índios, como se fossem esses os coitados da Babilônia, quando o real seria o aumento do número de vagas, contratação de professores e democratização do ensino. Hoje, vivemos um salve-se quem puder. Estuda quem pode e não quem sabe ou quem quer.
    -
    Segundo a Agência Senado, o PLC 122/06, da forma que está redigido hoje, amplia a abrangência da Lei 7.716/89, conhecida como "Lei do Racismo", que definiu os crimes resultantes "de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".
    -
    O PLC 122/06 também altera o Código Penal (Decreto-Lei 2848/40) para incluir novos agravantes ao crime de injúria. Hoje, o crime é agravado caso a ofensa contenha elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou à condição de pessoa idosa ou com deficiência. O Projeto, relatado pela senadora Marta Suplicy, visa acrescentar nesse rol "gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero".
    -
    O "Projeto Anti-Homofobia" pretende, ainda, alterar a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho com acréscimo de um parágrafo ao artigo 5º da norma trabalhista, que estabelece: "A todo trabalho de igual valor corresponderá salário igual, sem distinção de sexo".
    -
    A alteração tem como objetivo a proibição da adoção de práticas discriminatórias e limitativas no acesso e manutenção do emprego por motivos de "sexo, orientação sexual e identidade de gênero, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade".
    -
    Vamos refletir! Garantir Direitos, sim; criar "apartheid", nunca. A Constituição Federal prevê direitos iguais para todos e não é respeitada em inúmeras situações, porque temos o defeito de não respeitar a Constituição e "rasgar" o Código Civil.
    -
    A chamada "Lei do Racismo" nunca irá eliminar o desrespeito daqueles que não entendem de cidadania. O "Projeto Anti-Homofobia" nunca irá eliminar as diferenças entre aqueles que sentem-se diferentes. Mudamos as Leis, mas não mudamos a essência humana. O resultado disso tudo é o avanço de um "apartheid" velado que nos levará a grupos odiosos.