Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 30 de maio de 2009

    NÃO SOU FUMANTE, MAS NÃO PARO DE FUMAR. FAZER O QUÊ?

    Eu não sou fumante, mas sou fumante passivo. Inconsequente trocadilho que me coloca no grupo de risco dos que engordam as estatísticas anuais das vítimas do tabagismo. No Brasil, mais de 200 mil pessoas morrem todos os anos, vítimas de algum câncer relacionado com o uso do fumo. Quem não tem uma pessoa conhecida nessa indesejável lista?

    Como parte da luta contra o fumo, comemora-se nesse domingo, 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do fumo e seus derivados.

    Essa data é assinalada, anualmente, por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo. O hábito de fumar, independentemente da qualidade, quantidade ou frequência é considerado pela OMS como a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

    A OMS indica que a publicação de avisos dos males causados pelo fumo nos maços de cigarro e em outras embalagens de produtos derivados do tabaco constitui uma das armas mais eficazes para combater a epidemia mundial do tabagismo sobre a saúde. Cerca de doze países no mundo têm usado essas mensagens com sucesso.

    Anualmente, a indústria tabagista gasta dezenas de milhões de dólares para promover o consumo do tabaco, principalmente entre as camadas mais jovens. "Mais da metade dos fumantes acabarão por morrer e pessoas expostas ao fumo passivo também estarão em situação de risco”, alerta a OMS.

    Fumar faz mal à saúde. É preciso agir agora para salvar milhares de vidas. Para a OMS, o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer; 90% das mortes por câncer no pulmão; 97% da ocorrência de câncer na laringe; 25% das mortes por doença do coração; 85% das mortes por bronquite e enfisema; 25% das mortes por derrame cerebral e por 50% dos casos de câncer de pele.

    Os outros tipos de cânceres relacionados com o uso do fumo são: câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga e colo de útero. O fumo está associado a um aumento de risco de uma diversidade de cânceres. Dos quase 5.000 componentes do fumo, mais de 50 demonstraram ser cancerígenos.

    CUIABÁ APARECE COMO ZEBRA ENTRE SUBSEDES PARA A COPA

    O presidente da Fifa - Federação Internacional do Futebol, Joseph Blater, vai anunciar nesse domingo, dia 31, a relação das 12 cidades brasileiras que vão sediar a Copa do Mundo de 2014, mas a imprensa mundial já anuncia como certas as seguintes capitais: Manaus (Norte), Recife, Fortaleza, Natal e Salvador (Nordeste), Rio, São Paulo e Belo Horizonte (Sudeste), Cuiabá e Brasília (Centro-Oeste), Curitiba e Porto Alegre (Sul).
    É verdade que a inclusão de Manaus é estratégia turística, mas a inclusão de Cuiabá deixa uma interrogação. Técnicamente, até Maceió havia recebido nota de aprovação, sem falar em Belém que não aparece na provável lista de subsedes.
    As capitais Campo Grande, Cuiabá e Goiânia foram as três excluídas do projeto de mobilidade urbana que a ministra do Turismo, Marta Suplicy, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto visa melhorar as instalações das principais cidades brasileiras para receber os jogos do Mundial de Futebol.
    O plano tem tudo a ver com o interesse do turismo e agrega contribuições de outros departamentos, como os ministérios dos Transportes, das Cidades e dos Esportes, com investimentos de 38 bilhões e quinhentos milhões de reais a serem aplicados em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Olinda, Natal, Maceió e Brasília.
    O projeto foi baseado em um estudo contratado pelo Ministério do Turismo, abrangendo a observação de investimentos realizados na Copa do Mundo da Alemanha, realizada em 2006, nas reformas e instalações ocorridas na China para receber a Olimpíada deste ano, e por fim, nas ações em andamento na África do Sul, visando o Mundial de 2010.
    Ainda resta saber em quais cidades acontecerão a solenidade de abertura e o jogo final do Mundial de 2014. Os candidatas mais fortes são as cidades de São Paulo e Rio / Brasília e Rio / Brasília e São Paulo respectivamente.

    sexta-feira, 29 de maio de 2009

    O VÍCIO DO CIGARRO CALA O NARRADOR ADILSON COUTO

    O corpo do narrador esportivo, Adilson Couto, foi sepultado, na tarde de hoje (29), no cemitério de Santo Amaro, centro do Recife. Adilson morreu, nessa quinta-feira, aos 62 anos, vítima de um infarto fulminante, quando estava numa oficina mecânica, de onde foi levado para uma clínica médica. Há um mês, ele descobriu que sofria de enfisema pulmonar ao ser acometido de uma pneumonia que o afastou do microfone por 15 dias.
    Natural de Petrópolis (RJ), casado e pai de duas filhas, Adilson era o principal narrador da Rádio Jornal há 17 anos, consagrado pelos torcedores como "o grau 10 internacional". Antes, passou pelo rádio alagoano, mas foi em Recife que se radicou, faz 32 anos, para escrever história no rádio pernambucano. Uma das filhas dele, Marcela, faz aniversário hoje.
    A enfisema pulmonar fez Adilson Couto reduzir a carga de trabalho e o consumo de cigarro, mas já era muito tarde. A sua última transmissão esportiva aconteceu, no último domingo, na partida Sport 2x3 Atlético-MG, na Ilha do Retiro.
    Segundo o diretor-executivo da Rádio Jornal, Paulo Fernandes Neto, Adilson Couto "era uma pessoa muito próxima de todos. Todos gostavam muito dele. Adilson tinha uma forma especial de narrar os jogos. Ele dava um brilho especial à transmissão. Comandava a torcida durante as partidas. É uma perda lamentável”. Veja vídeos com narrações do locutor “grau 10 internacional” http://www.youtube.com/watch?v=0PE6pSNfMf8

    BAIER DERRUBOU NELSINHO OU NELSINHO PUXOU O BAIER?

    A saída de Nelsinho Batista do comando técnico do Sport continua causando polêmica, na Ilha do Retiro. O meia Paulo Baier (foto) concedeu entrevista coletiva para desvincular a decisão do treinador da discussão que os dois tiveram na quarta-feira à noite. Baier revelou detalhes da conversa entre o treinador e o elenco, antes da confusão, inclusive, destacando a cobrança direcionada aos jogadores Ciro e Jonas.
    Baier falou que nada mais fez do que sair em defesa dele e dos companheiros, afirmando que "Nelsinho estava exaltado no dia. A gente até estranhou", acrescentando que o treinador chamou Ciro de "mulherzinha" e disse a Jonas que "se fosse ele, pediria para sair do Sport".
    Ainda segundo Paulo Baier, "ele falou do meu salário na frente de todos e ficou insinuando que eu era pipoqueiro, que se eu não quisesse ficar, saísse. Disse para ele que não era assim". Apesar de admitir a discussão posterior, Baier fez questão de dissociar a saída de Nelsinho à confusão. "Não quero sair como bandido”, finalizou.
    Segundo o presidente do Sport, Silvio Guimarães, a discussão começou quando Nelsinho pediu mais empenho dos jogadores Jonas, Sandro Goiano, Ciro e Paulo Baier. O meia se sentiu ofendido com a bronca do treinador por ter sido um puxão de orelha na frente de todos os jogadores. Baier contou para Guimarães que foi cobrado como se fosse um menino e se sentiu culpado por tudo.
    Torcedores protestaram pela saída do treinador e hostilizaram o meia Paulo Baier. O presidente do Sport teve que conversar com o público para acalmar os ânimos. Para o jogo desse sábado, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, o treinador interino será Levi Gomes.
    Nelsinho Baptista deixa o Sport depois de conquistar, além da Copa do Brasil de 2008, dois títulos pernambucanos (2008 e 2009). Ele estava no Leão desde dezembro de 2007. Antes de deixar o clube, Nelsinho foi chamado por Paulo Baier para uma conversa reservada, quando ouviu do jogador que os dois eram empregados e ele (Nelsinho) deveria ter evitado a discussão.
    Afinal, quem derrubou quem?

    quinta-feira, 28 de maio de 2009

    O FUTEBOL E SEUS (FANÁTICOS) TORCEDORES

    O colunista da Folha Online, Humberto Peron, não se fez de rogado e usou o espaço da sua coluna para fazer uma confissão: "sou viciado em futebol. Dizem que quando você é viciado em algo, acaba mudando sua vida, larga seu emprego, sua carreira. E foi o que eu fiz. Larguei uma carreira para começar outra e poder ficar mais perto do futebol...".

    Mas Humberto fez questão de advertir: "não confunda vício com fanatismo. O fanático não se importa com o que acontece com o futebol como um todo, ele só tem olhos para o seu clube. Tudo que contrarie seu clube é tratado como conspiração. Basta ler ou ouvir algo para ficar ofendido, para falar que ninguém entende de futebol, a não ser ele e os torcedores de seu time. O viciado, não".

    Para Humberto, uma diferença fundamental "é que o fanático, de uma hora para outra, abandona o futebol e esquece seu clube. Quase sempre volta a acompanhar o time, mas para ele esses meses ou anos que esteve ausente não existiram na história do futebol. Sem dizer que todo fanático pensa que é craque de futebol nas peladas, enquanto o viciado joga apenas para se divertir".

    Fanatismo, do francês fanatique ou do latim fanaticus é qualquer coisa extremista, muito exagerada. Uma pessoa fanática tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa ou idéia ou política ou até mesmo atos extremos, ou com um entusiasmo obsessivo para uma postura ou um passatempo.

    O fanatismo pode estar presente em qualquer ato do ser humano, não restringindo nenhum. Porém culturalmente, os fanatismos são referenciados apenas na religião, ou na política porém isso não é bem verdade vários atos podem ser considerados fanatismo.

    Convenhamos, o fanatismo está presente no futebol, sim. Como definir três torcedores do Fortaleza detidos, em Natal, na terça-feira, 26/05, antes da partida contra o ABC/RN? Cerca de 60 torcedores de uma torcida uniformizada do clube cearense foram abordados na altura do município de Macaíba, a 18 Km de Natal. No micro-ônibus, que levava os torcedores, foram encontrados fogos, bombas de fabricação caseira, drogas e um revólver. O restante do grupo foi liberado.

    Na Bahia, o governador Jaques Wagner admitiu publicamente que major "antivitória roxo" faltou com profissionalismo. O major da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Francisco César Cunha Bonfim, foi exonerado na noite de quinta-feira (21/05), após ter hasteado a bandeira do Vasco da Gama no lugar da bandeira do Estado.

    No futebol é assim. Todo mundo tem um pouco de tudo e não seriam os fanáticos os excluídos, embora eles terminem sendo algozes dos seus próprios times. Quando não ficam presos, levam os times, para os quais torcem, à duras punições impostas pela Justiça Desportiva.

    PESQUISA INDICA MOTIVOS ÓBVIOS QUE ESVAZIAM ESTÁDIOS

    A diretoria do Fortaleza não quis acreditar no que a opinião pública tem apontado como principais motivos para o desaparecimento do torcedor das arquibancadas. Nem mesmo os jogos clássicos conseguiram manter a média de público em comparação com anos anteriores. Para terem dados concretos, os dirigentes encomendaram uma pesquisa e o resultado não foi diferente.
    Eis os porquês:
    32 % querem mais segurança antes e depois dos jogos
    31 % querem times com melhor qualidade técnica
    18 % querem preços mais populares para o ingresso ao estádio
    8 % reclamam da falta de transporte coletivo nos dias de jogos
    7 % questionam a proibição da venda de bebida nos estádios
    4 % fizeram reclamações diversas
    De onde se conclue que o torcedor não vai ao estádio para promover bagunça. O torcedor vai ao estádio para ter o prazer de ver o bom futebol, de preferência, num clima de verdadeiro lazer - como acontecia nos tempos em que as tardes de domingo ficavam coloridas pelas bandeiras e flâmulas dos times adversários daqueles dias.

    Enquanto as autoridades (incluindo os dirigentes) permitirem a presença dos baderneiros nos estádios e os dirigentes continuarem formando equipes fracas, os torcedores que lotavam os estádios vão continuar desaparecidos.

    "SAGRADA" CLÁUSULA PODE PROIBIR UM TIME INTEIRO

    A legislação esportiva, no Brasil, tem sofrido inúmeras mudanças. Até a conservadora Fifa -Federação Internacional de Futebol Associação tem modificado as regras do jogo para dar mais dinâmica e melhorar a qualidade do futebol. Ao contrário disso, alguns dirigentes continuam pensando como no século passado, quando o chique (?) era levar vantagem em tudo.
    Nos idos anos 70/80, as equipes maiores emprestavam jogadores às menores e, por dispositivo contratual, proibiam que eles jogassem contra quem os emprestou. O objetivo, claro, não era somente ser solidário com os mais fracos. Era, também, enfraquecê-los mais ainda num determinado momento.
    Lembro-me bem que o Esporte Clube Bahia goleava, sempre, a Associação Desportiva Bahia de Feira (time para o qual eu torcia quando garoto) com a ajuda desses malditos empréstimos de jogadores, batizados com a "sagrada" cláusula contratual restritiva.
    Quando pensei que esse fosse um tema do passado, lá estava o Vitória sem quatro titulares - o lateral direito Apodi, os meias Leandro Domingues e Javier Reina e o atacante André Luis -, no jogo contra o Cruzeiro, no estádio Mineirão, pelo Brasileirão/2009. Advinha por quê?
    Outro caso mais recente, dia 26/05, o ABC de Natal não utilizou o volante Rogério (foto), contra o Fortaleza, pela Segundona/2009. Advinha por quê? No primeiro caso, o Cruzeiro venceu o Vitória por 2 x 0. No segundo, o Fortaleza perdeu por 2 x 1.
    Gostaria de entender qual é, mesmo, a intenção dessa "sagrada" cláusula contratual se eles (jogadores) fazem juras de amor e beijam a camisa do próximo time como se fosse o último ou o primeiro!

    segunda-feira, 25 de maio de 2009

    GIBA QUER PROFISSIONALISMO NO FORTALEZA

    O Fortaleza não ficou 24 horas sem treinador, após a queda de Mirandinha, anunciada depois das 13 horas de ontem. Coincidência ou não, Antonio Gilberto Maniaes, o Giba, 47 anos de idade, 13 anos de carreira, pretendido pelo Ceará dias atrás, é o novo técnico tricolor. O principal título dele, como treinador, foi conquistado em Alagoas - campeão pelo CSA, em 1998, mas fez questão de dizer que título só serve para currículo.
    Ao ser perguntado se é disciplinador ou "paizão", Giba disse que é profissional e não aceita outro comportamento de seus jogadores. Sobre o time, disse que acompanhou - pela TV - os jogos contra o Flamengo e Guarani e "não gostei do que vi", alfinetou. Logo, avisou que vai cobrar uma mudança de atitude a todos os jogadores.
    Como perguntar não ofende, queremos saber:
    • Giba vai cobrar mudança de atitude também a alguns dirigentes que gostam de escalar jogadores preferidos?

    • Giba vai avisar à diretoria do Fortaleza que casos de indisciplina devem ser tratados com rigor e não com flexibilidade?

    Se o novo treinador tricolor for entendido e atendido nessas duas questões já terá conseguido algum avanço na forma de pensar o desarrumado futebol cearense.

    domingo, 24 de maio de 2009

    HOMENAGEM DE UM POETA A UM ETERNO AMIGO

    Se tem uma coisa difícil, nos dias de hoje, é ter uma amizade sincera. Tenho orgulho de ter feito poucas, mas boas amizades, nessas minhas andanças Brasil a fora. Nesse caso, refiro-me ao amigo Marcos Niemeyer, que sempre nos brinda com seus artigos inteligentes e bem humorados.
    Mais uma vez, Marcos nos surpreende com sua veia poética. Acaba de premiar esse humilde cronista com versos interessantes, dignos de um poeta consagrado. Nada mais justo do que dividir essa riqueza poética com todos os que nos acompanham.
    CORDEL APOQUENTADO, marcos niemeyer

    Meu amigo Lacerda é um cabra de sorte.....vejam só

    Foi embora pro Ceará

    E está de namoro com a madame Piancó

    Ilustre jornalista e radialista

    O distinto é natural da Bahia

    Exímio repórter farejador de notícias

    Disso eu já sabia

    Nos bons tempos da Rádio Sociedade

    Era o bamba da redação

    buscava a notícia

    Com a mais precisa da exatidão

    Lacerda, Lacerdinha

    nome forte da radiodifusão brasileira

    Já tem até o blog "Jota Lacerda Comenta"

    Onde o fato esportivo é passado na peneira

    O Brasil conhece esse nome

    Só faltava mesmo a bendita carimbada internética

    Com as "bençãos" do meu Senhor do Bonfim

    Padim Ciço passou a limpo e escreveu na enciclopédica

    E para terminar

    Deixo aqui meu apreço

    Ao grande e iluminado amigo Lacerda

    Arre égua Sô...me desavexo

    Se rimou ou não

    Esse não é o caso...tem dó

    Só sei que o cabra é danado

    parece até mineiro...não dá ponto sem nó.

    Marcos Niemeyer é locutor noticiarista, blogueiro e poeta. Para conhecer melhor esse mineiro, acesse http://www.umbrasildeaudiencia.blogspot.com/.

    sábado, 23 de maio de 2009

    O DIA DO CAÇADOR: MIRANDINHA APONTA 10 ERROS QUE AFUNDAM O FORTALEZA

    Após a derrota para o Brasiliense, por 3 x 2, no estádio Castelão, o técnico Mirandinha concedeu uma concorrida entrevista coletiva em que não poupou a língua e enumerou, pelo menos, 10 motivos que explicam o fraco rendimento do time do Fortaleza nos últimos jogos. Para início de conversa, Mirandinha disse que não vai mais pedir contratações porque até agora não foi atendido pela diretoria, isto é, os jogadores contratados não foram os indicados por ele.
    -
    Sobre a derrota, Mirandinha avaliou que a equipe não teve competência. No primeiro tempo, claudicou no início do jogo mas depois conseguiu empatar (2 x 2). No segundo tempo, segundo ele, o time teve rendimento abaixo da crítica, foi incompetente para virar o placar e ainda sofreu o terceiro gol.
    -
    Dez pecados do Fortaleza, segundo Mirandinha, que não poupou críticas nem aos torcedores que querem a sua "cabeça rolando". O técnico sente-se achincalhado por segmentos da torcida tricolor:
    • Desgaste físico de alguns jogadores
    • Falta de vontade de outros
    • Contusões de jogadores importantes
    • Pressão de empresários para escalar "afilhados"
    • Pressão da torcida para escalar preferidos
    • Time joga muito menos do que pode jogar
    • Jogadores simulam contusão para não jogar
    • Diretoria não contratou jogadores indicados por ele
    • Diretoria não fez mudanças necessárias
    • Na derrota de hoje, para o Brasiliense, "alguns jogadores viram a banda passar"
    Para finalizar a conversa, o técnico Mirandinha avisou que vai exigir mudanças para continuar no comando técnico do Fortaleza. Numa outra entrevista, Mirandinha deixou escapar que o lateral direito Maisena simulou contusão e que o atacante Luis Carlos criou um clima ostil por ter ido para a reserva.
    -
    Até o momento dessa postagem, a diretoria do Fortaleza não havia se manifestado sobre demissão ou permanência de Mirandinha no tricolor do Pici. Mais uma vez, pode sobrar para o técnico?

    sexta-feira, 22 de maio de 2009

    PC GUSMÃO GANHA "VOVÔ" COMO PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

    Dois dias depois de ter feito aniversário, o técnico carioca, Paulo César Gusmão, recebeu um presente esperado por milhares de brasileiros: um emprego, recheado com um gordo salário, se levarmos em conta a média salarial do país. Digamos que, sem querer, o Ceará é o autor do "presente". O que ainda não se sabe é se PC Gusmão vai pedir um "pacote" aos dirigentes para não correr o risco de perder logo o seu presente.
    PC Gusmão é um técnico novo, daqueles chamados de técnico da nova geração, com 47 anos de idade e pouco mais de 8 anos dedicados à profissão. Antes, PC Gusmão era preparador físico, mas nunca deixou de estudar e recebeu as primeiras orientações do atual técnico do Palmeiras, Wanderley Luxemburgo.
    Quem se arriscaria a dizer se vai dar certo ou não. Nem o mais sábio dos estudiosos do futebol, afinal não trata-se de uma ciência exata, mas sim de uma arte cheia de variações. PC Gusmão foi contratado na noite de ontem (21 de maio), viaja para ver o Ceará jogar contra o Bahia, no sábado, no estádio de Pituaçu, e assume o time na volta. Até lá, quem sabe o que pode acontecer?
    Vou lembrar somente duas citações de dúvidas que nunca deveriam ter sido feitas. Você sabia de alguma delas?
    • O rádio não tem futuro", disse William Thompson, presidente da Royal Society, de 1890 a 1895. Em 1887, o cientista alemão, Heinrich Hertz, havia provado a existência das ondas de rádio. Em 1894, o cientista italiano, Guglielmo Marconi, construiu uma antena receptora e captou os sinais do alfabeto morse (usado em telegrafia), transmitidos de uma curta distância. Em 1920, o rádio nasceu, nos Estados Unidos, como nós o conhecemos hoje.

    • "A televisão não durará. É um lampejo passageiro", disse Mary Somerville, pioneira da educação pelo rádio, nos Estados Unidos, em 1948. A televisão nasceu, cresceu e amadureceu. No Brasil, a televisão estará completando 59 anos no dia 18 de setembro, data da inauguração da TV Tupi, em 1950, por Assis Chateaubriand. Há dois anos, a televisão brasileira implantou a TV Digital - sistema mais completo e avançado do mundo.
    E agora, ainda vai duvidar de alguma coisa? Olha que não citei nenhuma situação semelhante no futebol para não contrariar o desejo dos que gostam de duvidar das novidades em seus times.
    Só pra lembrar. O técnico PC Gusmão é bicampeão mineiro pelo Cruzeiro (2004 e 2006) e campeão pelo Itumbiara (2008). Façam suas apostas.

    terça-feira, 19 de maio de 2009

    AZAR OU SORTE, EIS A QUESTÃO!

    Alguns fatos ocorridos, recentemente, dão bons motivos aos que gostam de dizer que o azar faz parte do futebol. Os jogadores do Ceará, Arlindo Maracanã e Bonan, estiveram nesse cenário, no último fim de semana, por ocasião do jogo contra o Vasco da Gama.
    O lateral direito Arlindo Maracanã estava cotado para jogar no lugar de Boiadeiro mas se machucou quando fazia aquecimento. Depois, os médicos confirmaram que Maracanã sente dores na virilha e no púbis - com recuperação prevista para 7 dias.
    O goleiro Bonan ganhou a vaga de Adilson. O goleiro, antes titular, vinha sofrendo fortes críticas por causa de algumas falhas, mesmo assim jogou até as finais do campeonato cearense. Não comprometeu. Contra o Vasco, Bonan entrou no jogo e sofreu dois gols. No primeiro, não foi na bola; no segundo, a bola passou entre suas pernas.
    O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, experimentava uma amarga sequência de falhas até que se machucou, gravemente, no tornozelo esquerdo. Antes da contusão, no dia 13 de abril, Ceni sofreu um frango no jogo contra o Bragantino.
    O goleiro Bosco entrou na vaga deixada por Rogério Ceni. Aliás, uma vaga "aguardada" desde o final de 2005, quando chegou ao time paulista. Bosco terminou lesionado no joelho esquerdo e também cedeu a vaga para o jovem goleiro Dênis, de 22 anos.
    Sorte pra uns, azar pra outros.

    RUIM SEMELHANÇA ENTRE BAMBAM E JUAN

    O que deu na cabeça do lateral esquerdo Juan, do Flamengo, e do atacante Bambam, do Fortaleza? O primeiro, bateu-boca com o técnico Cuca por causa da programação de treinos em tempo integral; o segundo, questionou a orientação do técnico Mirandinha.
    O lateral esquerdo Juan é titular do Flamengo, já foi convocado para a Seleção Brasileira, mas ainda tem muito que provar. O atacante Bambam se destacou na Copa São Paulo deste ano, mas nem por isso conseguiu segurar a condição de titular no time do Fortaleza.
    Antes de discutir com o técnico Cuca, o lateral Juan já arranjou algumas confusões. O atacante Bambam não fica atrás. O que há de tão semelhante entre os dois - fora as confusões? O técnico Cuca deixou claro que no time do Flamengo manda ele; Mirandinha não deixou por menos e chamou Bambam para uma conversa reservada.
    Afinal, os caras ganham um título qualquer ou se destacam numa competição e já querem atropelar as pessoas. Segundo o bodegueiro Demyr Jack, "se você abuzar da sorte, ela pode te abandonar". Avisem aos dois rapazes nervosos que muitos craques se perderam pelo temperamento intempestivo.

    quinta-feira, 14 de maio de 2009

    ELES RECONSTRUÍRAM UM ESTÁDIO E NÓS NÃO RECUPERAMOS O PV! QUE PASSAS SRA. PREFEITA?

    Em 2008, a imprensa nacional divulgava uma notícia que o torcedor cearense não gostaria de ter lido nem ouvido: Estádio Presidente Vargas, o PV, interditado por causa de corrosões. Pior do que a notícia da interdição foi a sequência de controvérsias sobre as providências da prefeitura de Fortaleza para devolver o estádio em condições de jogo. Quase dois anos depois, a dúvida continua sobre qual seria a melhor solução para o PV.

    "Demolir Estádio Presidente Vargas é um crime"

    A proposta de demolição do estádio Presidente Vargas foi considerada "um crime" pelo engenheiro Mário Elísio, que chefiou a Comissão de Vistoria do Crea-CE - responsável pela vistoria que sugeriu, pela primeira vez, a interdição da praça esportiva.
    “É um crime, tecnicamente falando, se cogitar a palavra demolição. Com a tecnologia dos materiais vigentes não há o menor cabimento se jogar fora algo que já existe”. O diagnóstico contrário à completa reconstrução do estádio Presidente Vargas - como prevê a Prefeitura de Fortaleza - é do engenheiro civil Mário Elísio Aguiar, especialista em análise de estruturas de estádios.
    Para Mário Elísio, a proposta da prefeitura de construir um novo PV é dispendiosa e fora de propósito. Ele avalia que uma intervenção igual à aplicada no Castelão seria mais adequada. “A gente recuperaria essa estrutura e depois faria o reforço, como aconteceu no Maracanã, no Morumbi e no Castelão”, afirma. “O PV é um campo antigo. Não tem nenhuma estrutura de suporte, como não havia no Castelão, em 2002. E nada foi demolido”, completou.
    O engenheiro afirma que a reforma custaria metade dos 60 milhões de reais orçados. Mário Elísio considera, inclusive, “preocupante” o prazo estipulado para a entrega da primeira parte do estádio - com capacidade de até 13 mil pessoas -, até janeiro de 2010. “Somente se fosse feita a nossa idéia daria para entregar no final de janeiro (de 2010)”, afirma.
    Já a engenheira Denyse de Araújo, que chefia a Associação Técnico-Científica Eng. Paulo de Frontin (Astef), responsável pelos estudos sobre a situação do PV, ano passado, revela que os laudos recomendavam a interdição para recuperação da estrutura.
    A prefeitura de Fortaleza anunciou a idéia de modernizar o PV de olho no Mundial de 2014, caso Fortaleza seja escolhida cidade-sede. O novo estádio teria os mesmos 20 mil lugares, porém, conforme os padrões da Fifa.

    Em Salvador, o Governo correu contra o tempo para recuperar Pituaçu

    Depois de 12 meses, autoridades, dirigentes e cronistas esportivos puderam conhecer o novo Estádio de Pituaçu. A reforma completa do estádio, que custou cerca de 55 milhões de reais, foi a saída encontrada pelo Governo do Estado para suprir a interdição do estádio Otávio Mangabeira, a Fonte Nova. O atual governo sofreu uma pressão maior do que a pressão sofrida pelo governo da época da construção do estádio. Com a interdição da Fonta Nova, o Bahia ficou sem mando de campo porque o Estádio Barradão é de propriedade do Esporte Clube Vitória.

    Durante a primeira visita a Pituaçu, o ex-governador, Roberto Santos, lembrou que a construção do estádio foi uma exigência na época de seu governo. “Nós precisávamos de outra arena esportiva, em Salvador, e essa localização foi escolhida por ser a mais adequada, além de possuir a beleza do Parque de Pituaçu, um cartão-postal da cidade”, afirmou.

    A obra executada compreende a reforma estrutural do estádio: vestiários, revestimento na arquibancada e construção de uma nova, com piso de alta resistência, placar eletrônico, sala de juízes, tribunas de honra e de imprensa, cabines de rádio e TV, alambrados e cercamento, sistema de irrigação, reservatórios e instalações elétricas, esgotamento sanitário e estação elevatória, 7.400 m2 de gramado e drenagem, programação visual e sinalização, bilheteria, postos médico e policial. Além disso, a capacidade do estádio foi ampliada de 13 para 34.200 torcedores.

    Além da reforma, Pituaçu vai ganhar energia solar

    O primeiro estádio de futebol da América Latina, totalmente alimentado por energia solar, está localizado na Bahia. O presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Corrêa, e o presidente da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Moisés Sales, apresentaram, na última sexta-feira (7 de maio), o projeto de instalação solar no Estádio de Pituaçu.
    Um estudo está sendo feito para que seja apresentado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Se for aprovado, a energia solar será lançada na rede da Coelba e atenderá completamente à demanda de energia do Estádio de Pituaçu. O projeto tem custo estimado de 5 milhões de reais e, caso seja aprovado pela Aneel, será executado em 2010.

    A prefeitura de Fortaleza garante que vai anunciar um projeto definitivo, sobre o estádio Presidente Vargas, depois que a Fifa anunciar os nomes das cidades brasileiras que serão sub-sedes na Copa de 2014. O anúncio está prevista para o próximo dia 31. Façamos nossas apostas, lacremos os envelopes e vamos esperar pela tão sonhada decisão da Fifa. Quem quiser pode arriscar um palpite. Eu não arrisco.

    VASCO: RESTA O VOVÔ PARA VINGAR OS NORDESTINOS

    O dia 13 de maio não me deixa sem motivos para comemorar, mas ontem... o time do Vitória estragou o dia, sofrendo uma goleada humilhante do Vasco da Gama, em São Januário (RJ), por 4 x 0.
    Dia 13 de maio é dia de aniversário do meu filho Ed Ângelo (1984), aniversário da abolição dos escravos (1888), dia de Nossa Senhora de Fátima (1917) e aniversário do Esporte Clube Vitória (1899). Pelo menos essas quatro datas estão assinaladas no meu caderno de anotações e lembretes. Esperava fechar o dia com satisfação total, mas o time do Vitória realizou uma partida desastroza contra o Vasco, estragando a comemoração da torcida rubro-negra e eu...
    Logo o Vasco da Gama que já havia estragado nossa noite, no último dia 6, em Juazeiro (CE), quando aplicou 4 x 1 no time do Icasa. Dessa forma, o Vasco vai seguindo sua saga de estragar a festa dos nordestinos. Em Juazeiro, a torcida do rebaixado Icasa (na primeira divisão cearense) tinha bons motivos para festejar a permanência na Copa do Brasil. Não deu. E nem vou citar os jogos em que o Vasco goleou o Flamengo do Piauí e o Central de Caruaru pela Copa do Brasil.
    Agora, resta o Ceará Sporting (Vovô), próximo adversário do Vasco, dia 16, no estádio Castelão, pela segundona do Brasileiro. A data não nos lembra qualquer motivo para comemoração, mas o time alvinegro bem que poderia acabar com a saga vascaína, recompensando a torcida pela perda do título cearense. Mesmo sem motivos, a torcida alvinegra faria uma justa comemoração pelos derrotados torcedores do Icasa e do Vitória.
    Então, comecem a vibrar pelo time que o técnico Zé Teodoro deverá colocar em campo, para enfrentar o Vasco: Marcelo Bonan, Arlindo Maracanã, Fábrício, Erivelton e Fábio Vidal / Michel, João Marcos, Eslei e Geraldo / Wellington Amorim e Preto.
    Vocês acreditam nesse time? Ou o Vasco vai seguir sua saga, massacrando os nordestinos????

    terça-feira, 12 de maio de 2009

    ALELUIA! DEPUTADOS QUEREM TORCEDORES BADERNEIROS NA CADEIA

    Viva!
    O torcedor que provocar tumulto no estádio poderá ser proibido de comparecer a partidas por até três anos.
    O texto também prevê punição para cambistas. O Plenário aprovou o Projeto de Lei 451/95, do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que estabelece regras para prevenir e punir atos de violência nos estádios de futebol e em outros locais onde haja práticas desportivas com a presença de grande público.
    Trata-se de uma emenda do deputado José Rocha (PR-BA), que incorpora grande parte do Projeto de Lei 4869/09, do Executivo. Uma das novidades é a obrigatoriedade de os organizadores de jogos contratarem seguro de vida e de acidentes pessoais para a equipe de arbitragem, uma sugestão do deputado Silvio Torres (PSDB-SP).
    A emenda aprovada muda o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671/03), ao incorporar diversas penalidades para crimes relacionados aos esportes. As penas variam de um a seis anos de reclusão, o que foi criticado por deputados como Miro Teixeira (PDT-RJ) e Fernando Coruja (PPS-SC). Eles argumentaram que as penas são excessivas se comparadas a outras, previstas no Código Penal para crimes análogos, longe dos estádios.
    No caso do crime por promoção de tumulto, prática ou incitação à violência, o juiz poderá transformar a pena de reclusão em proibição de comparecimento aos estádios por um período de três meses a três anos, de acordo com a gravidade da conduta. Essa pena alternativa poderá ser aplicada se o réu for primário, tiver bons antecedentes e não houver sido punido anteriormente por esse crime.
    O juiz poderá, ainda, exigir que o sentenciado fique em um local específico duas horas antes e duas horas depois de determinadas partidas. Já os crimes de fraude de resultados de partidas serão punidos com reclusão de dois a seis anos. A pena será aplicável aos envolvidos diretamente na competição, como árbitros, e aos que encomendarem a fraude. O cambista poderá ser punido com pena de um a dois anos de reclusão.
    As torcidas organizadas deverão manter cadastro atualizado dos seus integrantes, com informações como nome, fotografia, endereço completo, escolaridade e filiação. Elas poderão ser impedidas de comparecer a eventos esportivos por até três anos se ficar comprovado que promoveram tumulto, praticaram ou incitaram a violência. A punição será estendida aos seus associados. A torcida responderá, civilmente, pelos danos causados por qualquer dos seus associados no local da partida, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o estádio.
    O texto lista proibições a serem cumpridas pelo torcedor para ter acesso ao estádio ou nele permanecer. Entre elas, estão: não entoar cânticos discriminatórios, racistas ou xenófobos; não arremessar objetos; e não portar ou usar fogos de artifício ou similares.
    A emenda de José Rocha enquadra os estádios com capacidade acima de 10 mil e até 20 mil pessoas entre aqueles que deverão emitir ingressos e controlar eletronicamente o acesso de torcedores. O objetivo é aumentar a fiscalização da quantidade de público e do movimento financeiro. A exigência atual abrange apenas os estádios com capacidade para mais de 20 mil espectadores. Os estádios capazes de receber mais de 10 mil pessoas também deverão manter monitoramento do público por sistema de vídeo.
    De acordo com Arlindo Chinaglia, o projeto foi motivado por experiências pessoais de seus filhos, em estádios de futebol, na época em que apresentou a proposta (1995). Ele disse que adaptou, à realidade brasileira, uma lei feita na Itália. Chinaglia agradeceu a todos os deputados que trabalharam para aprimorar a proposta. Segundo ele, o Parlamento "presta um grande serviço à sociedade brasileira" ao aprovar o projeto.
    Aleluia!
    Mas, atenção: Tudo isso não terá nenhum efeito caso Polícia e Justiça continuem ausentes dos estádios quando a estrutura física para receberem os bagunceiros presos e darem início ao procedimento legal. Algumas dessas medidas já foram aprovadas, mas nunca colocadas em prática. O efetivo policial é até digno de grandes batalhas, em alguns jogos, mas não prende com eficácia e, quando prende, não conclui o trâmite previsto na Lei vigente.
    Parabéns, Senhores Deputados!
    Resta saber, agora, se os baderneiros vão continuar com trânsito livre, entre suas residências e os estádios e vice-versa, sem que nada de novo aconteça. A família quer voltar aos estádios, mas será preciso que as autoridades vençam a baderna, transformando a Lei vigente em ação, atitude, trabalho duro, punição, cadeia... Mas é claro, sem o tradicional jeitinho brasileiro, que em muitas oportunidades vem seguido do velho deboche: "...você sabe com quem está falando!?".

    segunda-feira, 11 de maio de 2009

    QUE TAL PROJETO DE COTA RACIAL NO FUTEBOL?

    O que seria do futebol se resolvessem criar Cotas de negros, de índios, de pessoas especiais, entre outras Cotas, a exemplo do que estão fazendo no ensino brasileiro?
    Ainda bem que o futebol é o fórum mais democrático do mundo: misturam-se raças e classes sociais em todos os segmentos do esporte. Na hora do gol, a alegria é tão contagiante que abraços e beijos não geram ciúmes nem entre casais mais radicais. Os jogadores usam a imaginação e não poupam formas de comemorar, além dos tradicionais abraços e beijos.
    A África do Sul está se preparando para mostrar como o futebol é plural, através das manifestações de torcedores brancos e negros, durante a Copa do Mundo de 2010. Os africanos vão confirmar para o mundo, embalados pelo futebol, como é possível viver sem diferenças raciais. Em vez de regras ou leis, respeito e condição de igualdade no tratatamento.
    Pena que esse exemplo esteja cada vez mais distante das autoridades que cuidam da educação no Brasil. O programa Canal Livre, do último domingo, dia 10/05, na TV Bandeirantes, provocou um acalorado debate sobre o Programa de Cotas para negros, índios e pessoas especiais. O frei Davi Santos, defendendo o Governo, disse que a comunidade negra decidiu pelas Cotas. O sociólogo Demétrio Magnoli classificou o Programa de Cotas como "Projeto Racial".
    Para o sociólogo, "ninguém está interessado em mudar o ensino. O interesse é criar um grupo racial para ter clientela política". O frei deu uma demonstração racista quando deu "boa noite aos brancos pobres". Diferente do sociólogo, o frei acha justo abrir Cotas para negros terem acesso às universidades, mas não esbravejou nem um pouco por igualdade de tratamento com a ampliação do número de vagas para atender a demanda de alunos.
    Ora, somos 42 % de côr parda no Brasil, como adverte o sociólogo Demétrio Mognoli. Cadê a Cota desses brasileiros, entre eles, esse blogueiro? Aliás, não gostaria de fazer parte desse grupo. Gostaria que os alunos brasileiros estivessem para as universidades como os torcedores estão para o futebol. A única diferença estaria no valor do ingresso: enquanto os torcedores pagam para ver o jogo, os alunos garantiriam acesso com uma média aceitável de notas.
    Apesar do debate, o Projeto de Cotas é racial, sim. Fosse o povo brasileiro um pouco mais exigente e teríamos protestos constantes, a partir do momento em que cada grupo racial ou sócio-econômico resolvesse exigir sua Cota. Isso é apartheid, sim.

    JOTA LACERDA, UM ÍNCONE DO RÁDIO BRASILEIRO

    >> O jornalista Jota Lacerda (foto), comentarista esportivo da Rádio Globo de Fortaleza, no Ceará, conhece como poucos os segredos da comunicação radiofônica. Conterrâneo de Caetano Veloso e Maria Bethânia (Santo Amaro da Purificação), no Recôncavo Baiano, trabalhou durante vários anos na Rádio Sociedade da Bahia, outrora, uma das mais importantes emissoras do país. Foi na antiga PRA-4 que Lacerda adquiriu vasta experiência profissional atuando ao lado de grandes comunicadores. Remanescente dos extintos Diários Associados, a Rádio Sociedade foi vendida no início década de 80 para o empresário espanhol radicado no Brasil, Pedro Irujo. Passou por um processo de modernização aumentando sua potência para 100 quilowatts e contratando os melhores profissionais da época. Para dirigir a emissora, Irujo convidou ninguém menos que Alfredo Raymundo Filho- um dos mais respeitados administradores do rádio brasileiro- responsável por colocar a Sociedade em primeirissimo lugar na audiência. Hoje, a emissora já não é a mesma (pertence à Empresa Universal do Reino de Deus). Carece, portanto, de credibilidade e de bons profissionais. Alfredo Raymundo deixou a empresa em 85 assumindo a direção do Sistema Globo de Rádio em São Paulo. Atualmente é diretor da Rádio Tupi do Rio. Jota Lacerda, por sua vez, permaneceu na Sociedade durante algum tempo atuando como repórter e redator de notícias. Pouco depois seria convidado para integrar o Departamento de Esportes da casa. Certo dia, já não mais na Sociedade, recebeu proposta da Rádio AM do Povo de Fortaleza, no Ceará. "O telefone tocou e ouvi a seguinte pergunta:" - quer trabalhar em Fortaleza? No dia seguinte estava eu diante da minha nova coordenadora, revela. Crítico, e mesmo tempo espirituoso, o jornalista ainda acredita na força do rádio: “Mesmo contra a vontade dos malfazejos, o rádio AM vai continuar respirando, porque, depois da televisão, é o veículo de maior interatividade”. Na entrevista, Jota Lacerda também fala sobre política e cultura. Conclui dizendo que a poluição sonora que tomou conta da MPB é massacrante em Fortaleza. Por que você trocou a Bahia pelo Ceará? Foram muitos os motivos, entre racionais e emocionais, mas o principal deles foi o convite da jornalista Fátima Abreu, na época, coordenadora de programação da Rádio AM do Povo /CBN. Foi uma grata surpresa quando o telefone celular tocou, pouco depois das 8 horas da manhã do dia 5 de setembro de 1997, e ouvi a seguinte pergunta: Quer trabalhar em Fortaleza?”. No dia seguinte estava eu diante da minha nova coordenadora. Deixei tudo para trás e aqui estou tocando a vida. Nesse meio tempo muitas coisas boas ocorreram, inclusive, a mudança de cor dos cabelos. A Rádio Sociedade da Bahia foi a nossa grande escola, concorda? Realmente, tive a sorte de trabalhar com grandes profissionais ao longo desses 28 anos de atividade, mas a Rádio Sociedade da Bahia foi a grande escola. Além dos bons profissionais, tinhamos o grande mestre Alfredo Raimundo Filho, com quem aprendi muito. Lá, transmiti até "briga de galo", como repórter de externa. Colaborei na programação, como locutor substituto, fui redator do Rádio Repórter A-4, e terminei substituindo o nosso enciclopédia, Jorge Sam Martin, na equipe de esportes do clássico, Nilton Nogueira. Na tradicional emissora baiana você era considerado um repórter linha de frente tanto no jornalismo, quanto na área esportiva. Na prática, a experiência adquirida está sendo aplicada ao rádio cearense? Infelizmente, na contramão da realidade, as emissoras estão investindo pouco no rádio-jornalismo. Mesmo assim, pude dar uma boa parcela de colaboração na programação da CBN local e nacional, durante os 5 anos em que estive por lá. Depois de ter enfrentado resistências para mostrar que é possível ser repórter esportivo sem torcer, durante mais de 3 anos, virei comentarista, com a mesma linha: "Formar opinião", na contra-mão dos que defendem "torcer desinformando". E os grandes comunicadores da Rádio Sociedade, por onde andam? Francamente, perdi os contatos. Soube que o bom narrador esportivo, Dinei Monteiro, estava pelo interior de São Paulo. O professor, Moisés Azevedo, voltou para Cruz das Almas (BA); o comentarista Bola de Ouro, Armando Oliveira, partiu para a eternidade; o versátil apresentador, Léo Silveira, voltou para São Paulo; o sertanejo, Zé Renato, retornou de SP para Salvador; o intrépido repórter policial, Guilherme Santos, também voltou com força total, enfim... O chefe do jornalismo da Rádio Sociedade, Fernando Rocha, deixou mesmo um exemplo para os futuros repórteres ou ele era mesmo muito sisudo? Era o jeito dele. Era sisudo até mesmo quando queria ser carinhoso. Fora as broncas, aprendi com ele a exercitar um puro jornalismo, sem pieguices, com responsabilidade, o que nos custava muita adrenalina. Fale sobre algum acontecimento marcante quando você percorria a cidade de Salvador em busca de furos jornalísticos. Foram tantos. A visita do Papa João Paulo II, a morte de Mãe Menininha do Gantois, a morte de Irmã Dulce, enchentes no período de chuva, entre outras situações. O que mais chamava a atenção, no entanto, eram as tragédias anunciadas, como os desabrigados nos períodos chuvosos e os moradores de rua que morriam de fome e frio. Em alguns casos, prestávamos socorro no próprio veículo da reportagem. Isso ainda acontece por aí. Uma vergonha nacional. As viagens pelo Brasil com a equipe de esportes da Sociedade também contribuíram para sua base de formação profissional? Além do que nos proporcionou uma boa rede de amigos pelo país. Hoje, as equipes de esportes já não viajam com a mesma frequência. A Rádio Sociedade já não é a mesma. Na época de Dom Pedro Irujo a gente era mesmo feliz e não sabia? É verdade. Trabalhávamos numa Emissora de Rádio respeitável, com os melhores profissionais, líder de audiência, bons salários, pagos rigorosamente em dia... O que queríamos mais? No entanto, a vida é assim mesmo - nunca estamos satisfeitos com o que temos, até que perdemos e sentimos falta do que tinhamos. Não podemos deixar de fazer uma menção honrosa á Rádio Excelsior, que apesar das deficiências técnicas na época, tinha uma equipe de boa qualidade não só no jornalismo mas também no esporte. Assina embaixo? Assino, sim. Depois da Rádio Sociedade eu trabalhei na Excelsior ao lado de grandes profissionais. Fale um pouco sobre o rádio cearense. É competitivo? Existe mesmo qualidade ou também está dominado por grupos políticos e religiosos a exemplo do que ocorre na maior parte do Brasil? Aqui não está muito diferente do que estamos (com tristeza) presenciando no geral. De um lado, os interesses políticos desviam o rádio do seu verdadeiro objetivo, que é informar com imparcialidade, principalmente dando voz às classes mais desprotegidas; do outro, os interesses religiosos eliminam o caráter profissional das emissoras. Para completar, o famigerado "horário pago" abre espaço para os oportunistas e "mata" alguns profissionais que preferem faturar bem em outras áreas a "pagar" para trabalhar. Qual o futuro do rádio AM; vai resistir mais algum tempo ou só falta mesmo fechar a tampa do "caixão"? Mesmo contra a vontade dos malfazejos, o rádio AM vai continuar respirando, porque, depois da televisão, é o veículo de maior interatividade. A TV já está fazendo o que o rádio (de interesses) não faz mais, mas ninguém consegue ficar olhando o tempo todo para a tela. Nem mesmo a internet pode vencer o rádio - no máximo, pode se aliar ao rádio, como já ocorre. Os malfazejos podem, sim, ao longo do tempo, provocar o desaparecimento da arte no rádio. Já pensaram num rádio robotizado? As duas principais equipes do futebol cearense continuam fora da elite do futebol brasileiro; o mesmo ocorre com o Bahia. O que falta para que essas agremiações possam proporcionar alegria ao torcedor? Falta profissionalismo e seriedade. É bom fazer festa com o dinheiro alheio, não é? Nada vai mudar enquanto os dirigentes não prestarem contas, como nas empresas, e continuarem a pagar altos salários a jogadores "pernas-de-pau", entre outras mutretas. O futebol não acompanhou a chamada globalização organizacional. Dessa forma, um negócio que gira muito dinheiro é tratado como bodega e embalado com papel de embrulho. Os mais espertos ganham muito dinheiro e o torcedor, que paga a conta, geralmente é enganado - como marido traído. Além do rádio, você é também empresário na ensolarada capital cearense. Tem até comunidade no Orkutismo: "Lacerda's Bar"... Foi uma brincadeira de um amigo, quando tinhamos uma pequena lanchonete, mas não resisti às intempéries do tempo e fechei as portas. A atividade comercial nos proporciona bons aprendizados, mas é muito cansativa e, às vezes (meu caso), pouco lucrativa. Aí, é melhor cair fora. E as mulheres cearenses; são mesmo bonitas e receptivas? Você está sabendo muito. Aliás, o Ceará, em termos de mulher, se assemelha a Belo Horizonte: Está sobrando mulher. Seja bem-vindo e não ficarás sozinho. O que pega nessa questão é o turismo sexual. Fortaleza vem se notabilizando internacionalmente diante de tal modalidade. Vários fatores contribuem para essa degradação humana, chamada de turismo sexual, como forma de fugir do real. A pobreza, a falta de educação religiosa, a falta de educação acadêmica, a falta de emprego e a falta do mínimo de dignidade levam crianças à prostituição, em plena luz do dia, em pontos turísticos da cidade. Na verdade, elas vêm seguindo a tradição, em muitos casos, de parentes e amigas que terminaram casadas com um "gringo" ou conseguiram uma fácil "mesada", depois de uma gravidez maldosamente planejada. As autoridades falam em fiscalização severa, mas a realidade é muito dura e penosa. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, disse certa ocasião que Fortaleza é "um puteiro a céu aberto". Ele tem com razão ou perdeu oportunidade de ficar com o bico calado? Você sabe como essas coisas funcionam. Se fosse uma conversa de botequim ninguém diria nada. Mas era uma conversa diante dos holofotes da imprensa. Diríamos que ele não foi politicamente correto e usou palavras duras e verdadeiras. A sociedade (que Cazuza odiava) prefere as palavras rebuscadas e as mentiras. Eu fico indignado quando vejo a prostituição que a fiscalização não vê. Mulheres pobres e ricas vivem da mesma prostituição. A diferença entre elas está nos meios utilizados para chegar aos estrangeiros inescrupulosos e indiferentes à lei. Tudo lamentável. Do ponto de vista musical tem surgido algo de interessante no Ceará, ou aí também o povo está dominado pela mídia e só ouve a mais fétida das podridões sonoras? São poucas as opções que não machucam nossos ouvidos. A poluição sonora está presente nos quatro cantos da cidade. Para não ferirmos os ouvidos temos que nos valer das poucas opções que ainda sobrevivem aos impérios do mal gosto. O dial das FM's é uma poluição só. Nos clubes, bares e restaurantes a situação é ainda pior. Somos olhados como ETs quando ousamos solicitar alguma opção que não seja herança do forró Mastruz com Leite. Postado por Marcos Niemeyer às 17:30

    sábado, 9 de maio de 2009

    BLOGUEIRO x INTERNAUTAS

    Bem-vindos ao blog Jota Lacerda Comenta. Vamos utilizar este espaço para manifestar nossas opiniões sobre os diversos fatos que cercam o nosso dia-a-dia. O cronista Jota Lacerda tem seus pontos de vista e os internautas têm suas paixões e desventuras. Esses "conflitos" de idéias podem ser expressos aqui para uma ampliação do debate democrático. Além de participar do blog, o internauta é convidado a dar sugestão de pauta e enviar material para ser editado, através do e-mail jlreporter@bol.com.br.